Operação combate comércio ilegal de fios e cabos em empresas de reciclagem na Região Metropolitana
- Start Comunicação

- 20 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

O comércio clandestino de fios e cabos metálicos foi alvo de uma megaoperação organizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, com apoio de diversos órgãos e empresas. A ação, denominada Operação Fios e Cabos, realizou na terça-feira (19) vistorias em oito empresas de reciclagem para coibir práticas ilegais no setor.
A iniciativa teve participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e empresas como Oi, Claro, Vivo, Tim e CEEE Equatorial. Segundo a SSP, a operação combinou ações preventivas e repressivas, com foco em desarticular o comércio de metais sem procedência.
“O recebimento de denúncias por meio do Disque-Denúncia 181 é essencial para a eficácia desse trabalho”, destacou a secretaria.
As investigações e buscas administrativas fazem parte de um esforço maior para combater crimes que afetam diretamente serviços essenciais, como o transporte público. Nos últimos meses, a Trensurb enfrentou uma onda de furtos de cabos em sua linha metroviária, o que motivou operações semelhantes. Em outubro, uma ação conjunta entre órgãos de segurança pública teve como objetivo desmantelar grupos criminosos envolvidos nesses furtos.
A Trensurb, que participou ativamente da operação, vem reivindicando medidas contra os crimes, que não apenas prejudicam o funcionamento do transporte público, mas também geram prejuízos financeiros. Além disso, a empresa reforçou a importância de operações contínuas e da parceria entre forças de segurança e sociedade para combater a receptação de materiais de origem ilícita.































Comentários