top of page
Buscar

Operação flagra material de rinha de galo e aves em cativeiro em Canoas


Gaiolas com animais foram apreendidas pelos agentes. | Imagem: divulgação/Polícia Civil.

A Polícia Civil flagrou material de rinha de galo e resgatou sete pássaros silvestres durante mais uma edição da operação Arca na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação da 4ª DP de Canoas foi conduzida pelo delegado em substituição Gabriel Silva Borges.


Em uma residência, os agentes encontraram objetos utilizados em galos que participam de rinhas, como focinheiras e ponteiras, além de remédios de uso veterinário e seringas para serem aplicados em casos de ferimentos após os combates. Alguns dos medicamentos, no entanto, são utilizados para deixarem os galos "mais agitados e explosivos" para as brigas.


Já as sete aves estavam sendo mantidas de maneira ilegal em cativeiro na casa. Nove gaiolas foram apreendidas. Entre os exemplares apreendidos estavam papagaio-charão, trinca-ferro, azulão e coleiro. Todos foram encaminhados para a avaliação veterinária e depois para o Ibama.


Os dois proprietários da casa serão indiciados por crimes contra a fauna nativa e maus tratos aos animais. De acordo com informações coletadas pelos policiais civis, as aves foram compradas de maneira ilícita e mantidas em cativeiro "para divertimento" .


Segundo o delegado Gabriel Borges, é dever da Polícia Civil “apurar todo tipo de denúncia e realizar ações desta natureza, na proteção da fauna e no combate aos crimes ambientais”. Já o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM) delegado Mario Souza, afirmou que “a operação Arca é fundamental para inibir a ação de quem comete crimes contra animais”e que “a comunidade deve denunciar para auxiliar o enfrentamento aos crimes cruéis de maus-tratos aos animais”.


Fonte: Correio do Povo


0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page