top of page

Os incêndios combatidos pelos Bombeiros no RS mais que dobram em 2025 em relação a 2024


Imagem: Camila Cunha/ Correio do Povo.
Imagem: Camila Cunha/ Correio do Povo.

Onda de calor intensa faz número de ocorrências ultrapassar 1,8 mil entre 1º de janeiro e 9 de fevereiro, contra cerca de 880 no mesmo período do ano passado.


A recente onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul, elevando as temperaturas a quase 40°C em diversas regiões, tem contribuído para o aumento expressivo dos incêndios no estado. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), entre 3 e 10 de fevereiro, foram registradas 494 ocorrências do tipo, um crescimento de 25,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 394 registros.


Por outro lado, Porto Alegre apresentou uma redução de 25%, com 24 ocorrências neste ano contra 32 no ano passado. Entretanto, no acumulado do ano, o número de incêndios combatidos pelo CBMRS mais do que dobrou: foram 1.845 ocorrências entre 1º de janeiro e 9 de fevereiro de 2025, comparadas a 883 no mesmo período de 2024, representando um aumento de 108,95%. Na capital, os números permaneceram praticamente estáveis, com 60 registros neste ano e 61 no ano anterior.


Diante do crescimento das ocorrências, os Bombeiros reforçam a importância da prevenção. Algumas medidas básicas podem ajudar a evitar incidentes:


  • Em caso de incêndio, mantenha a calma, busque a saída de emergência mais próxima e evite usar elevadores;

  • Se houver muita fumaça, desloque-se abaixado para facilitar a respiração;

  • Utilize extintores adequados para conter princípios de incêndio, quando possível;

  • Para evitar acidentes com gás de cozinha, instale o botijão em local ventilado, verifique a validade da mangueira e do regulador de pressão e nunca acione interruptores caso sinta cheiro de gás;

  • No uso de eletrônicos, não sobrecarregue tomadas, evite carregar aparelhos sobre camas e sofás e sempre deixe as saídas de ar desobstruídas.


Além disso, os Bombeiros alertam para a importância de manter o acesso a extintores sempre desimpedido. Os equipamentos possuem diferentes classificações, indicadas para materiais específicos: os de água (A) são ideais para madeira, papel e tecidos; os de pó químico seco (B) para gasolina, tintas e álcool; os de CO2 e PQS (C) para materiais energizados; e os especiais (D) para substâncias pirofóricas.


Fonte: Correio do Povo

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page