top of page
Buscar

Papa Francisco concede título de basílica para igreja em Porto Alegre


Igreja das Dores, em Porto Alegre, recebeu o título de basílica | Imagem: Igreja das Dores/Divulgação

A Igreja Nossa Senhora das Dores, em Porto Alegre, recebeu do papa Francisco o título de basílica. É a primeira da Capital do Rio Grande do Sul e a terceira no estado (as outras duas são o Santuário Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, e a Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo). O reconhecimento é concedido pelo Vaticano às igrejas de maior relevância cultural do mundo. Há 72 igrejas do tipo no Brasil.


O anúncio oficial foi feito na Catedral Metropolitana, localizada no Centro da cidade, ao final da missa de Corpus Christi desta quinta-feira (16). O arcebispo Dom Jaime Spengler realizou a leitura do texto de elevação.


"A paróquia é um símbolo para Porto Alegre e viu a cidade crescendo. Esse título chega nos 250 anos da Capital e faz com que a população olhe com mais carinho para a igreja. Reforça a importância da sua conservação e manutenção", relata o padre Lucas.


Patrimônio artístico e cultural


Frente da Basílica das Dores, em Porto Alegre | Imagem: Igreja das Dores/Divulgação

A construção da igreja começou em 1807, que levou quase 100 anos para ficar pronta, sendo concluída em 1904. Tem arquitetura eclética, pois mistura estilos colonial, neoclássico e gótico. O motivo disso foi a série de interrupções e retomadas que a obra enfrentou ao longo de quase um século.


Ela é tombada como patrimônio artístico e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – o primeiro do tipo em Porto Alegre.


O processo de postulação do título


Imagem: Igreja das Dores/Divulgação

Para receber o título, a Santa Sé enviou à Igreja das Dores um formulário a ser preenchido com informações que ajudassem o Vaticano a avaliar critérios como antiguidade, beleza artística, importância litúrgica e veneração por devotos, por exemplo.


A ideia surgiu em 2019 e, em 2020, começou o processo de coleta de documentos. Em 2021, ele foi concluído. Já neste ano, foi produzido um relatório (com 30 páginas que reuniam fotos e informações de medidas do prédio, detalhes do prédio e objetos) que foi enviado à Congregação do Culto Divino e, em abril, houve a concessão do título.


O padre Lucas liderou o processo de postulação do título de basílica – incluindo a aprovação no âmbito local (do conselho de presbíteros) e no âmbito nacional (da conferência episcopal).


"Escolhemos a data de Corpus Christi para o anúncio porque, dentre as datas mais importantes para os católicos, era a mais próxima e por ser uma tradição que essa celebração tenha uma procissão que reúne todas as paróquias. Todos os devotos têm, assim, seus olhos voltados para a catedral", explica Mendes.


A missa solene de instalação da basílica, ocasião em que serão instalados símbolos na igreja que fazem referência ao papa, está prevista para o dia 15 de setembro.


Fonte: G1


0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page