top of page
Buscar

Paraguai vai fechar consulado em Porto Alegre


Palácio de Lopez, sede do governo paraguaio. | Imagem: reprodução/ YouTube.

O governo do Paraguai vai fechar dois consulados do país no Brasil. Um deles é o de Porto Alegre. Com o objetivo de tentar barrar a ação, manifestações estão programadas para ocorrer nos próximos dias. Fontes ligadas ao governo paraguaio contaram à coluna do jornalista Rodrigo Lopes, de GZH, que se trata de uma medida para cortar gastos.


O Ministério de Relações Exteriores paraguaio confirmou que o governo fechará sete consulados, sendo quatro na Argentina, um na Bolívia e dois no Brasil – além de Porto Alegre, a representação diplomática de Campo Grande (MS) será encerrada. O órgão informou que se trata de uma reestruturação do corpo de funcionários no Exterior.


Em Porto Alegre, aproximadamente 50 pessoas se reuniram em frente ao consulado, no bairro Moinhos de Vento, nesta quarta-feira (24) às 14h. Em Ivoti, no Vale dos Sinos, o encontro dos imigrantes foi na noite desta terça-feira (23).


"Há toda a relação comercial importante que o Estado tem com o Paraguai que traria dificuldades aos empresários, além do contato com a comunidade que mora aqui. Ficaríamos órfãos", afirmou a representante da Comunidade de Paraguaios no Rio Grande do Sul, médica Diana Cascán Valiente, que mora há 20 anos em Porto Alegre e está entre as líderes da manifestação.


Paraguaios que moram no Brasil também estão enviando notas ao senador Gustavo Leite, que era ministro de Indústria e Comércio paraguaio, expressando preocupação com a medida. Entre os pontos abordados, estão as constantes visitas ao pontos turísticos no Estado, e uma grande concentração de imigrantes na região.


O RS conta com 3 mil imigrantes, espalhados pelo Estado. Não há data para o fechamento oficial das unidades diplomáticas.


Fonte: GZH

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page