Paraná registra nova morte e total de vítimas de tornados sobe para oito
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 12 de nov.
- 2 min de leitura

O Paraná confirmou nesta terça-feira (11) mais uma morte provocada pela passagem de tornados que atingiram a região Sul do Brasil na última sexta-feira (7). Com o novo registro, o número de vítimas fatais chegou a oito — sete no Paraná e uma no Rio Grande do Sul.
A vítima mais recente é José Eronides de Almeida, de 70 anos, morador de Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada pelos fenômenos climáticos. O idoso morreu na manhã de sábado (10) em decorrência de insuficiência cardíaca aguda. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, a morte foi enquadrada como “estresse pós-trauma no contexto do tornado”, e o paciente não chegou a ser encaminhado ao sistema de saúde regulado pelo Estado.
Das mortes registradas no Paraná, seis ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Ainda conforme a secretaria, 20 pessoas seguem internadas e 835 atendimentos já foram realizados em função do desastre. O estado de saúde dos feridos não foi detalhado.
Uma força-tarefa com mais de 400 profissionais — entre equipes do Samu e trabalhadores de unidades hospitalares — foi mobilizada para o atendimento às vítimas. Além disso, grupos de voluntários também atuam no apoio aos moradores afetados.
Três tornados e ventos de até 330 km/h
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o Estado foi atingido por três tornados na última sexta-feira. O mais intenso foi o que devastou Rio Bonito do Iguaçu, com ventos que chegaram a 330 km/h. Outros dois fenômenos foram registrados nos municípios de Guarapuava e Turvo.
As equipes seguem trabalhando na avaliação dos danos e no apoio às comunidades atingidas.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: O Sul































Comentários