Parceria da prefeitura de São Leopoldo com a Sicredi Pioneira traz grandes benefícios para a cultura
- Start Comunicação

- 12 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
SÃO LEOPOLDO: o Centro Cultural José Pedro Boéssio inaugurou na última quinta-feira, 11 de março, sua nova nova sala multimídia e também a nova estrutura de som e iluminação do Teatro Municipal. Uma parceria entre a prefeitura municipal de São Leopoldo e a Sicredi Pioneira, transformou o Teatro Municipal de São Leopoldo, no mais moderno espaço teatral do Rio Grande do Sul que a partir de agora, passa a ter a melhor e mais moderna estrutura disponível.

O vice-prefeito de São Leopoldo Ary Moura, que esteve no ato representando o prefeito Ary vanazzi, agradeceu a Sicredi Pioneira pela parceria e principalmente pela valorização que a instituição sempre tem com a área cultura e também pelo apoio que fornee para várias ações no município. A Sicredi Pioneira foi responsável pelo custeio das melhorias do espaço, que incluíram desde o Plano de Prevenção e Controle de Incêndio (PPCI) para o Centro Cultural, nova sala multimídia e a modernização da estrutura de iluminação e som do Teatro Municipal. O investimento da Sicredi foi de R$ 187 mil.
Ary Moura destacou a importância de investimentos no setor cultural e a atenção do governo municipal para qualificar o Teatro ao agradecer a parceria da Sicredi.

De acordo com o secretário de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Pedro Vasconcellos, esta qualificação técnica transforma o Teatro Municipal no teatro público mais moderno do Rio Grande do Sul. O espaço foi reaberto em 2021 com uma série de melhorias, mas os equipamentos ainda eram analógicos. O secretário disse que a modernização da estrutura vai trazer uma série de benefícios para a Cultura de São Leopoldo, reduzindo custos para os grupos. “A gente sabe que manter teatros públicos hoje no Brasil é uma tarefa dificílima, então esta manutenção do teatro é um esforço, é uma construção que tem que ser feita com todos, com a sociedade civil, com as parcerias como a que foi feita com a Sicredi ou as parcerias com o Sesc. Este tipo de parceria é estratégica, muito fundamental para o teatro”, ressaltou. O secretário também enalteceu o trabalho do coordenador do Teatro Municipal, Cristiano Adeli, para qualificar o espaço.

O presidente do Sicredi Pioneira RS, Tiago Schmidt, comemorou o evento de entrega dos equipamentos que ajudaram o Teatro Municipal a se tornar o teatro público mais moderno do Estado. Schmidt falou que a Sicredi prima pela educação e cultura para a formação das pessoas e para o desenvolvimento do município. Ele lembrou o histórico da cooperativa que f oi fundada por 20 “colonos”: um padre Jesuíta, um professor, um médico, um produtor de cerveja, um produtor de vinho e outros colonos da região.
“A Sicredi Pioneira nasceu em 1902, nossa história está diretamente ligada à imigração germânica e por consequência de São Leopoldo e faz a entrega às portas do Bicentenário”, frisou ao afirmar que “foram os sócios que deram este recurso a partir das movimentações que fazem com a cooperativa e nós escolhemos a cultura justamente para comunicar, para deixar este recado para a comunidade leopoldense, de que ela pode fazer muito mais”. O evento reuniu diversas representações das entidades e fóruns culturais do município, vereadores, secretários municipais, conselhos municipais, artistas, entre outras. Entre as autoridades estavam a presidente da Associação Amigos do Centro Cultural, Elvira Hoffmann, o maestro da Banda Sinfônica, Alex Lopes, a gerente do Sesc de São Leopoldo, Andrea Guedes, e os gerentes das agências da Sicredi do Centro, Scharlau e Unisinos.
Sobre os novos equipamentos
A sala multimídia tem área de 45 metros quadrados, com 30 cadeiras e TV digital de 65 polegadas. Os novos equipamentos do teatro são mesa de som digital, 3 microfones com fio, 1 microfone sem fio, 4 racks dimmer, 16 refletores LED e sistema de caixas de som.
Registros do evento


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br/Fotos: Bado Jacoby































Comentários