Parque Imperatriz celebra 19 anos com ato simbólico e entrega de novas placas de sinalização
- Start Comunicação

- há 3 horas
- 2 min de leitura

O Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina, uma das principais áreas de preservação ambiental de São Leopoldo, completa 19 anos no dia 8 de dezembro. Para marcar a data, será realizado um ato simbólico na terça-feira, 9 de dezembro, às 9h, com a participação de estudantes da EMEF Senador Salgado Filho, que farão a entrega oficial de placas de identificação das trilhas ecológicas, confeccionadas artesanalmente pelos próprios alunos.
A celebração foi organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) em parceria com a escola, reforçando o vínculo entre educação e preservação ambiental. Após a entrega das placas, a turma realizará um dos percursos do Parque.
Um dos maiores parques urbanos do RS
Com cerca de 700 hectares, o Parque Imperatriz Leopoldina é uma das maiores Unidades de Conservação em área urbana do Rio Grande do Sul e abriga uma das mais importantes áreas úmidas da América Latina. Além da área de preservação, o espaço conta com estrutura de lazer — como playground, quadras esportivas, churrasqueiras e banheiros — além do Herbário, Viveiro, Departamento de Arborização Urbana, Cepea e redes de trilhas ecológicas.
Reconstrução após a enchente de 2024
A homenagem ocorre também como reconhecimento ao apoio da EMEF Salgado Filho na recomposição de estruturas danificadas pela enchente de 2024. O Centro Permanente de Educação Ambiental (Cepea), responsável por atividades educativas no Parque, identificou as necessidades de recuperação durante ações com estudantes e comunidade. “A escola se prontificou a fazer as placas que irão auxiliar o trabalho do Cepea”, afirmou o gestor da UC, Lisandro Gonçalves.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Claudia Costa, destacou que, mesmo tendo ajudado a amenizar os impactos da enchente com sua grande área verde, o Parque sofreu perdas importantes. “Passamos por uma situação desafiadora, mas este ano conseguimos fazer muitas melhorias e podemos celebrar algumas conquistas”, afirmou.
Celebração com olhar para o futuro
Claudia também ressaltou a importância de realizar o aniversário ao lado das crianças: “Nada melhor que comemorarmos junto às nossas crianças, pois elas são a garantia de uma geração que não apenas usufruirá do Parque, mas assumirá a responsabilidade por sua proteção”.
As novas placas foram produzidas pelos estudantes sob orientação da professora Adriana Dieterich, após uma visita técnica ao Parque no dia 25 de novembro.
O Parque não estará aberto para visitação durante o ato, que será restrito a estudantes e convidados.
FONTE: PMSL/SCOM































Comentários