Personagens Leopoldenses: Theodomiro Porto da Fonseca, o mais longevo prefeito da cidade
- Start Comunicação
- há 6 horas
- 2 min de leitura

Theodomiro Porto da Fonseca (1879-1965) foi o mais longevo prefeito da história republicana de São Leopoldo, tendo governado por 16 anos ininterruptos. Iniciou sua carreira como funcionário público e assumiu o poder em 1928 após a morte de João Corrêa. Participou de forma ativa do movimento político militar que conduziu Getúlio Vargas ao poder em 1930.
Sob sua gestão São Leopoldo experimentou mudanças drásticas. Ao mesmo tempo em que dezenas de obras foram concretizadas, foi nesse período que ocorreu considerável aumento dos impostos e a grande concentração de poder nas mãos do governo.
Com a implantação do Estado Novo, em 1937, coube a Theodomiro aplicar no município as políticas federais de nacionalização que muito sofrimento impuseram às famílias de origem alemã. Durante a Segunda Guerra Mundial, as escolas confessionais foram submetidas a regulações e os professores estrangeiros tiveram que deixar de lecionar. O idioma alemão foi proibido.
A proximidade com a presidência garantiu à cidade investimentos federais, incluindo a abertura da BR-2 (atual BR-116) cruzando as áreas então pertencentes a São Leopoldo.
Apesar de ter exercido a maior parte do mandato como interventor, ao deixar a prefeitura em 1944 Theodomiro contava com bom nível de aprovação popular, tendo sido eleito deputado federal constituinte para a legislatura de 1946-1951.
Por suas ligações ao getulismo, acabou sofrendo oposição dos setores empresariais do município. Um deles foi o industrial Germando Hauschild (prefeito de São Leopoldo entre 1952 e 1955).
Curioso é que, apesar de oponentes, Theodomiro e Germano acabaram se tornando parentes a partir do casamento dos seus filhos Mário Fonseca e Herma Hauschild.
Dentre as obras da administração Fonseca estão a faixa de cimento até Porto Alegre (estrada do mato de Sapucaia https://www.facebook.com/mhvsl/posts/1115871745227783), inauguração do hospital Centenário, construção da nova prefeitura, inauguração da nova usina hidrelétrica, presídio municipal, além de ter dotado a cidade da primeira rede de esgotos.
Em sua homenagem, a antiga Av. 3 de Outubro foi batizada com o nome de Theodomiro Porto da Fonseca, sendo hoje umas das mais importantes artérias da cidade.
FONTE: Museu Visconde de São Leopoldo
Commentaires