top of page
Buscar

PF abre inquérito sobre mentira de Bolsonaro ao relacionar vacina da Covid com Aids


Em outubro, Bolsonaro citou relatórios falsos do governo do Reino Unido para apontar suposto risco de vacinas | Imagem: Reprodução

A Polícia Federal quer usar cooperação internacional com o Reino Unido e os Estados Unidos no inquérito que investiga a conduta do presidente Jair Bolsonaro ao divulgar fake news que associavam a vacinação contra Covid a um risco ampliado de desenvolver Aids. Essa relação não existe.


O inquérito foi aberto no dia 3 de dezembro por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mas a Polícia Federal só instaurou a apuração no dia 23 de fevereiro.


A delegada responsável pelo caso, Lorena Nascimento, afirmou que, entre as medidas iniciais, será preciso que a Coordenação-Geral de Cooperação Internacional:


  • busque junto ao Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, com vistas responder se o referido país teria divulgado em seus sites oficiais a informação de que “os totalmente vacinados [...] estão desenvolvendo a síndrome de imonudeficiência adquirida muito mais rápido do que o previsto”;

  • busque junto ao Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas - NIAID, dos Estados Unidos, para saber se existe alguma publicação de profissionais que compõem o instituto, em especial do médico imunologista Anthony Fauci do NIAID, concluindo que a maioria das mortes da gripe espanhola tenham acontecido devido a uma pneumonia bacteriana secundária, e que a proliferação essa bactéria esteja associada ao uso de máscaras.

De acordo com a delegada, Bolsonaro é investigado pelos crimes de epidemia, de infração de medida sanitária preventiva e de incitação ao crime.


A PF vai analisar ainda a confiabilidade dos sítios eletrônicos que serviram de base para as informações replicada pelo presidente da República na mencionada transmissão; ou seja, se existem relatos em outras fontes de informação sobre tais sítios serem conhecidos por transmitirem informações verdadeiras ou fake news.


Transmissão na internet

A notícia falsa foi divulgada pelo presidente em uma "live" nas redes sociais no dia 22 de outubro, e desmentida pelo Fato ou Fake, por especialistas e por outras plataformas de checagem nas horas seguintes. A "live" de Bolsonaro foi retirada do ar por Facebook, YouTube e Instagram.


Na transmissão, Bolsonaro disse que relatórios oficiais do Reino Unido teriam sugerido que pessoas totalmente vacinadas contra a Covid estariam desenvolvendo Aids "muito mais rápido que o previsto". A afirmação é falsa, e não há qualquer relatório oficial que faça essa associação.


Na semana seguinte, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, reafirmou que as vacinas usadas no Brasil são seguras, e que nenhuma delas aumenta a "propensão de ter outras doenças".


O inquérito foi aberto por Moraes, que criticou a Procuradoria-Geral da República que informou ter aberto apuração interna.


O ministro do STF afirmou que não caberia à Procuradoria-Geral da República abrir apuração interna já que o STF foi provocado a partir de uma notícia-crime contra o presidente e afastar a supervisão judicial.


Segundo o ministro, é preciso apurar a relação entre essa fake news e a atuação de uma suposta organização criminosa investigada pelo Supremo e que envolve aliados do presidente Bolsonaro.


Fonte: G1

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page