top of page

PGR pede arquivamento de investigação contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu o arquivamento da investigação que apura suposta fraude em cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sua filha. A decisão final será do Supremo Tribunal Federal (STF).


O inquérito, cujo relator no STF é o ministro Alexandre de Moraes, apura suspeita de falsificação do documento para incluir vacinação contra a covid-19.


Em delação, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, afirmou que agiu a mando de Bolsonaro para incluir dados falsos no sistema do Ministério da Saúde. No entanto, a Procuradoria-geral da República afirmou que não foram encontradas provas que corroborassem a suposta ordem do ex-presidente.


“Essa solicitação [de Bolsonaro] é elemento de fato central para que a conduta típica, crime de mão própria, lhe possa ser imputada”, escreveu Gonet.


Conforme o PGR, no entanto, esta situação difere da encontrada em outros inquéritos que também utilizaram a delação, como o que apura a tentativa de golpe de Estado. Na quarta (26), Bolsonaro e outras sete pessoas do "núcleo 1" da denúncia da procuradoria foram tornados réus pela Primeira Turma do STF.


"A situação destes autos difere substancialmente da estampada na PET 12.100, em que provas convincentes autônomas foram produzidas pela Polícia Federal, em confirmação dos relatos do colaborador", afirmou.


FONTE: GZH

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page