Polícia Civil desarticula esquema que extorquia clientes de motéis; prisões ocorrem em São Leopoldo e região
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 12 horas
- 2 min de leitura

Na manhã desta sexta-feira (31), a Polícia Civil deflagrou a segunda fase da operação “Segredo de Alcova”, conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos (DRCPE/DERCC). A ação teve como objetivo desarticular uma associação criminosa responsável por extorquir frequentadores de motéis em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Ao todo, oito pessoas foram presas preventivamente durante a operação, com ações realizadas nos municípios de Eldorado do Sul, São Leopoldo e Charqueadas.
De acordo com as investigações, o grupo era liderado por detentos que já se encontravam no sistema prisional. Outros integrantes atuavam do lado de fora, sendo responsáveis por vigiar e fotografar veículos na entrada e saída de motéis da região.
Com as imagens em mãos, os criminosos utilizavam técnicas de engenharia social e aplicativos para coletar dados pessoais das vítimas — como nomes completos, telefones e informações familiares.
Em seguida, os extorsionários se passavam por detetives particulares, alegando ter sido contratados pelos cônjuges das vítimas para investigar supostas traições. Eles ameaçavam divulgar as fotos obtidas e exigiam pagamentos via Pix, que chegavam a R$ 15 mil por vítima, para manter o silêncio.
As apurações apontaram uma clara divisão de tarefas entre os envolvidos, conectando operadores externos a um núcleo de criminosos violentos, presos em diferentes unidades prisionais de Charqueadas.
A coordenação técnica do grupo era feita por um detento de 32 anos, recluso desde 2016, com extensa ficha criminal por extorsão, estelionato, homicídio doloso, roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Em outra unidade prisional, foi identificado um núcleo que operava de dentro de uma cela, composto por três detentos. Entre eles, há registros por homicídio, roubo, tráfico e organização criminosa.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Policia Civil RS

































Comentários