Polícia Civil prende quadrilha de extorsionários que intimidava vítimas no Vale dos Sinos
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 24 de out.
- 1 min de leitura

A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (24), a 9ª fase da Operação Timeo, que tem como foco o combate ao crime organizado e a repressão de extorsões em série praticadas em todo o Vale do Rio dos Sinos. A ação resultou no cumprimento de três prisões preventivas, cinco mandados de busca e apreensão e bloqueios judiciais.
A operação é conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, com apoio de outras unidades da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana.
As investigações começaram após o registro de ocorrência feito por um empresário de Campo Bom, vítima de reiteradas extorsões. No dia 1º de outubro de 2025, o homem recebeu uma ligação em que criminosos exigiam o pagamento de R$ 300 mil, além de quantias mensais, sob a justificativa de oferecer “segurança”.
As ameaças se intensificaram por meio de diversas ligações e mensagens, nas quais os suspeitos afirmavam que recorreriam à violência caso o pagamento não fosse realizado. Pouco tempo depois, a empresa do empresário foi alvo de disparos de arma de fogo, o que levou a vítima a procurar ajuda da Polícia Civil.
Desde então, a Draco São Leopoldo passou a realizar diligências contínuas para identificar e prender os integrantes do grupo responsável pelas extorsões, ameaças e ataques.
De acordo com a Polícia Civil, a Operação Timeo segue em andamento para apurar outros casos semelhantes na região. A corporação reforça que a colaboração das vítimas é fundamental para o avanço das investigações e para a prisão dos criminosos.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana.


































Comentários