Polícia Civil realiza operação contra crimes extorsões digitais e prende sete pessoas, cinco delas em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul
- Start Comunicação

- 27 de fev.
- 1 min de leitura

A Polícia Civil deflagrou uma operação nacional contra crimes de extorsão digital no Rio Grande do Sul. Na manhã desta quinta-feira (27), sete pessoas foram presas. Cinco homens nas cidades de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Montenegro e duas mulheres em Taquara e Sapiranga. Além do Rio Grande do Sul, a Polícia Civil cumpre mandados também em São Paulo e Santa Catarina contra os mesmos crimes. A operação é nomeada como "Fictus Peulla", que significa "garota falsa", em latim.
As investigações foram conduzidas de forma articulada entre os estados, permitindo a identificação dos suspeitos e suas conexões interestaduais. Aqui no Estado, as diligências são coordenadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo. Segundo a Polícia, os criminosos se passavam por policiais e advogados para intimidar as vítimas, exigindo em troca transferências bancárias sob ameaça de exposição pública e falsa incriminação. Em um dos casos, em São Paulo, a extorsão resultou no suicídio de uma vítima. O homem cometeu suicídio dentro da agência bancária em que trabalhava, após sofrer intensa pressão psicológica dos criminosos.
Ainda segundo a Polícia Civil, todos os criminosos envolvidos responderão pelos crimes de extorsão qualificada pelo resultado morte, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cuja as penas podem passar dos 20 anos de reclusão.
Fonte: ABC































Comentários