top of page

Posto de coleta de sangue em São Leopoldo incentiva doações e facilita acesso da população


Foto: Romeu Finato
Foto: Romeu Finato

A sexta-feira (23) marcou um momento especial para a cuidadora de idosos Cláudia Verardi, de 56 anos: ela realizou sua primeira doação de sangue. Moradora do bairro Vila Nova, Cláudia contou que sempre teve vontade de ajudar, mas enfrentava dificuldades para se deslocar até outros municípios. A abertura do posto de coleta em São Leopoldo, no fim do ano passado, mudou essa realidade. Após se cadastrar pelo Zap da Saúde, ela foi chamada nesta semana.

“O deslocamento sempre dificultava, por causa do tempo e do trabalho. Agora ficou muito mais acessível”, relatou.


A secretária escolar Patrícia Sprenger, de 31 anos, moradora do bairro Rio Branco, também destacou a importância do serviço no município. “Eu só doava quando algum amigo precisava, porque não tinha tempo para ir até outra cidade. Agora ficou muito mais fácil manter a doação regular”, afirmou.

O próximo atendimento em São Leopoldo está previsto para o dia 5 de fevereiro.


Cadastro aberto

As inscrições seguem abertas pelo Zap da Saúde, no número (51) 9 9557-8541. Apesar das vagas de fevereiro já estarem preenchidas, a Prefeitura mantém lista de espera, já que ocorrem desistências. Os cadastrados recebem confirmação por WhatsApp antes do atendimento.

“A população não deve deixar de se inscrever. Sempre há desistências e a necessidade por doações é constante”, reforçou a secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves.

Inaugurado no final de 2025, o ponto de coleta funciona quinzenalmente e já realizou três atendimentos. O processamento das bolsas é feito no Hemocentro de Porto Alegre.


Requisitos para doar

Podem doar pessoas em boas condições de saúde, com documento oficial com foto, idade entre 16 e 60 anos (menores devem estar acompanhados e maiores de 60 só se já tiverem doado antes), peso mínimo de 50 quilos, sem jejum e com alimentação leve. Também é necessário ter dormido ao menos seis horas, não ingerir álcool nas 12 horas anteriores e evitar fumar antes da doação.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page