top of page

Prefeito Ary Vanazzi participa de reunião do Conselho da Mercociudades


O encontro foi marcado pelo debate sobre as ações e projetos de desenvolvimento sustentável desempenhados pelos municípios que compõem a rede. | Imagem: Rafaella Schardosim/PMSL.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, participaram da reunião anual do conselho da Rede Mercociudades. O encontro ocorreu de forma virtual, na segunda-feira, 25 de outubro e reuniu representantes de cidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Uruguay e Vanazzi é o vice-presidente de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas no conselho da Mercociudades.


O encontro foi marcado pelo debate sobre as ações e projetos de desenvolvimento sustentável desempenhados pelos municípios que compõem a rede. Além disso, o evento antecede a Cúpula da Rede Mercociudades, que acontecerá nos dias 1°, 2 e 3 de dezembro, na Argentina.

Em sua fala, Vanazzi chamou atenção para a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26).


“Esse debate de hoje acontece em um momento muito importante, num processo de retomada econômica, por um outro lado nos atenta a olhar para os dados que temos do agravamento da crise econômica e social na América Latina. Com isso, vemos a necessidade urgente de ações articuladas de justiça climática para combater a fome e a crise econômica, construindo junto à Rede Mercociudades pautas coletivas de soluções e acompanhamentos à sociedade”, destacou Vanazzi.


Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secul), Pedro Vasconcellos, a participação de São Leopoldo nessa articulação coloca a cidade em evidência. “São Leopoldo se mantém ativa nas discussões propostas pela Rede, atualmente, com debates sobre sustentabilidade. Entendemos que é essencial que estejamos presentes nestes espaços de debates políticos e de governação mundial”, ressaltou.


Mercociudades


A Rede Mercociudades potencializa a identidade e a integração regional para assegurar o desenvolvimento das cidades e o bem-estar na América do Sul. O objetivo é melhorar a qualidade de vida nas cidades da Rede com políticas conjuntas entre as cidades e estimular o intercâmbio de experiências.


Fonte: PMSL

Comentários


START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page