top of page

Prefeito de Garopaba é preso em operação que investiga irregularidades na coleta seletiva de lixo

Prefeito de Garopaba, Júnior Abreu (PP) foi preso na manhã desta quinta-feira (8). Ele foi alvo de operação da Polícia Civil de Santa Catarina que investiga irregularidades em contratos ligados ao sistema de coleta seletiva de lixo do município. 


Também foram presos um servidor municipal que atua no setor de licitações e contratos da prefeitura de Garopaba e um empresário do segmento de coleta e reciclagem de resíduos.


Os policiais cumpriram 16 mandados de busca e apreensão, duas medidas cautelares de afastamento das funções públicas contra dois secretários municipais de Garopaba. Cerca de R$ 1 milhão em bens e valores foram sequestrados, e o sigilo telefônico foi quebrado. A segunda fase da operação Coleta Seletiva foi deflagrada simultaneamente também nos municípios de Pescaria Brava, Laguna e Tubarão, todas cidades próximas. 


A Operação Coleta Seletiva investiga suposto esquema de corrupção e fraude licitatória. O esquema teria iniciado em 2016, mas seguiu ativo mesmo com a troca de prefeito no município catarinense, em 2021.

— Essa operação deriva de um inquérito policial instaurado aqui pela 2ª Decor (Delegacia de Combate à Corrupção da Deic de SC) e que apurou, pelo menos em tese, os crimes de corrupção ativa e passiva, fraudes em licitação, fraudes durante a execução do contrato, assim como o peculato, desvio de condutas essas que teriam sido praticadas, sobretudo na comarca de Garopaba, ao menos desde 2016, ainda na gestão anterior — detalha o delegado Bruno Fernandes, da 2ª Decor Tubarão.


Segundo Fernandes, um ex-prefeito de Garopaba e o atual prefeito de Pescaria Brava, Luiz Henrique Castro de Souza (PP), são alvos de medidas cautelares da operação.


Participaram dessa operação policial aproximadamente 50 policiais civis da Deic e da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Os presos preventivamente foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão e serão submetidos na tarde desta quinta-feira a audiência de custódia.


O que dizem os envolvidos

O advogado Guilherme Silva Araujo, que representa Júnior Abreu, ainda aguarda acesso ao inquérito para entender o que levou à prisão do prefeito e tomar medidas cabíveis.

A prefeitura de Garopaba informou, em nota, que aguarda informações oficiais para se posicionar e esclarecer a situação.


Veja nota na íntegra

“A Prefeitura de Garopaba informa que tomou conhecimento, na manhã desta quinta-feira (8), da operação policial envolvendo o prefeito Junior Abreu. No momento, a Administração Municipal aguarda o acesso oficial aos autos para compreender os fatos e prestar os esclarecimentos necessários, respeitando o devido processo legal. A Prefeitura reforça o compromisso com a transparência, com as instituições e com a continuidade dos serviços públicos, que seguem funcionando normalmente. Assim que houver novas informações oficiais, um novo posicionamento será divulgado”.


FONTE: GZH

Comentários


START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page