Com a presença de representantes de mais de 30 ministérios e envolvendo pautas relacionadas as áreas do governo federal, como saúde, educação, cultura, esporte, segurança, planejamento, fazenda, foi realizada, nesta quinta-feira (19), o primeiro dia da Caravana Federativa no RS. A atividade ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, e contou com a participação do prefeito de São Leopoldo e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi.
Por conta das fortes chuvas e do ciclone extratropical que destruíram diversas cidades da região Sul, a prioridade do encontro é ajudar os governos locais a agilizar o acesso aos auxílios já garantidos pelo Executivo. As comitivas do governo federal presentes no evento são compostas por representantes de diversos ministérios, autarquias e bancos públicos e possuem como finalidade disponibilizar assistência para elaboração de projetos, além de demandar e acessar recursos ou solucionar entraves nesses processos.
Em sua fala, Vanazzi destacou a iniciativa do governo federal para auxiliar os municípios com a elaboração de projetos estruturantes. “Estou no meu quarto mandato como prefeito de São Leopoldo. Tenho muita saudade de quando o governo federal mantinha projetos, programas e propostas para que as cidades possam ter condições de qualificar o atendimento à população. É muito gratificante ver que em quatro meses conseguimos verbas e já estamos iniciando obras de equipamentos e aparatos que foram destruídos nos ciclones que atingiram as cidades. Isso que esperamos do governo federal, que resolva as demandas diretamente com os prefeitos e prefeitas sem que a gente precise recorrer a emendas parlamentares. Assim teremos municípios preparados para se modernizarem e dar mais dignidade e qualidade de vida para as pessoas”, comentou o prefeito.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, garantiu que um dos focos da iniciativa da Caravana é levar ao conhecimento dos prefeitos o conjunto de políticas públicas voltadas para atender os municípios. “A reforma mais importante do governo do presidente Lula é a mudança de atitude e ela já aconteceu. O governo federal voltou a atender a todos os governadores e governadoras dos estados, a todos os prefeitos e prefeitas, independente do partido. Essa é a Caravana Federativa, uma grande iniciativa pela união e reconstrução do nosso país”, apontou.
O evento também contou com a participação de diversos secretários de São Leopoldo, que estiveram participando dos painéis e tirando dúvidas sobre o andamento e cadastramento de projetos, além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; do vice-governador do Estado, Gabriel Souza; do Secretário de Comunicação Institucional (Secom), Maneco Hassen; do Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), André Ceciliano; representantes da bancada gaúcha no Congresso Nacional; deputados e deputadas estaduais e federais, e integrantes das demais representações municipais.
Fonte: PMSL
Comments