Prefeitura de São Leopoldo promove rastreamento precoce de câncer de colo de útero e mama
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 3 de nov.
- 1 min de leitura

No último sábado (1º), a Prefeitura de São Leopoldo promoveu mais um Mutirão de Saúde da Mulher, realizado simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santo André e Pinheiro. O objetivo da ação foi o rastreamento de câncer de colo de útero e de mama entre as moradoras da região.
Durante o mutirão, foram realizados 48 exames citopatológicos, preventivos de câncer no colo do útero, e 140 mulheres puderam realizar testes rápidos, além de receber orientações e acolhimento.
A iniciativa contou com o Zap da Saúde, que realizou busca ativa enviando mensagens para mulheres entre 30 e 45 anos que não tinham registro de exame citopatológico nos últimos dois anos. Apesar da estratégia, a UBS Santo André registrou 17 ausências e a UBS Pinheiro, 10, mesmo com a confirmação prévia das pacientes.
A secretária de Saúde, Kelbe Gonçalves, destacou a importância do comparecimento:
“Cada ausência gera represamento e custos para a Prefeitura, envolvendo estrutura física e deslocamento de profissionais. Seguiremos realizando essas ações para garantir o acesso ao cuidado.”
Orientações e prevenção
Mulheres entre 25 e 64 anos que não estiverem com o preventivo em dia podem se dirigir durante a semana à sua unidade de referência para agendar o exame.
O rastreamento precoce por meio do Papanicolau e da mamografia é fundamental para a detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, que estão entre as principais causas de mortalidade feminina no Brasil, contribuindo para a redução da morbimortalidade.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários