Prefeitura e Sesc realizam Abertura do Ano Letivo 2026 em São Leopoldo com programação inovadora e descentralizada
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 2 horas
- 2 min de leitura

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com o Sesc São Leopoldo, realiza no dia 19 de fevereiro a Abertura do Ano Letivo 2026, com o tema “Educação em Movimento”. A proposta destaca a educação como um processo coletivo, dinâmico e conectado, apostando em um formato inovador com múltiplas atividades simultâneas, autonomia de escolha dos participantes e circulação de saberes voltados à formação continuada.
A principal novidade desta edição é o modelo descentralizado e híbrido, que amplia o acesso e permite que professores e profissionais da educação escolham entre palestras, workshops, city tour, relatos de experiências, apresentações de pesquisas e oficinas, conforme seus interesses e áreas de atuação.
O evento contará com atividades presenciais e on-line, reunindo 12 profissionais, em espaços como o Teatro Municipal de São Leopoldo, Espaço Sicredi Feitoria, Museu do Rio e Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, além de transmissões ao vivo pela plataforma Even3. A participação é gratuita e destinada a professores das redes municipal e conveniada, com certificação válida para fins de progressão continuada.
A programação aborda temas estratégicos para a educação pública, como avaliação pedagógica, educação inclusiva, enfrentamento à violência escolar, saúde mental dos educadores, justiça restaurativa, patrimônio histórico e cultural, educação ambiental, robótica educacional, inteligência artificial, educação em tempo integral, educação infantil e EJAI.
Segundo o secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão, a abertura do ano letivo é um momento simbólico e estratégico para a rede. “Com o tema Educação em Movimento, queremos reforçar que a educação de São Leopoldo está viva, em transformação e conectada com os desafios do nosso tempo. Investir na formação continuada é investir diretamente na qualidade da educação que chega às nossas crianças e estudantes”, afirmou.
A secretária-adjunta Cristiane Roos destacou que o novo formato busca dialogar com o cotidiano das escolas. “Acreditamos que, com este modelo, possamos democratizar oportunidades e escolhas, promovendo troca, reflexão e aprendizado coletivo ao longo do ano letivo”, ressaltou.
Para a diretora do Sesc São Leopoldo, Andrea Guedes, a parceria fortalece práticas educativas transformadoras. “A cooperação amplia oportunidades educacionais, promove inclusão e inovação pedagógica e reafirma a educação como direito e caminho para o desenvolvimento coletivo”, afirmou.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels com colaboração da jornalista Daiane Mendes Luz.





























Comentários