top of page

Prefeitura inicia atendimentos neuropediátricos nos bairros de São Leopoldo

ree

A Prefeitura de São Leopoldo deu início, neste fim de semana, ao atendimento neuropediátrico descentralizado, uma antiga demanda das famílias leopoldenses. As primeiras consultas ocorreram na UBS Paim, na região Oeste, beneficiando crianças já vinculadas à unidade. A ação integra o trabalho multiprofissional do Núcleo de Apoio Matricial da Atenção Básica, com encaminhamentos realizados pelas próprias unidades de saúde.


De acordo com a secretária de Saúde, Kelbe Gonçalves, a rede agora conta com dois neuropediatras e um plano de cuidado que envolve visita domiciliar, consultas especializadas e acompanhamento por fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. “O diagnóstico precoce e o manejo multiprofissional são essenciais para o desenvolvimento das crianças com suspeita de TEA ou atrasos neuropsicomotores”, destacou.


O prefeito Heliomar Franco acompanhou as primeiras avaliações e ressaltou a importância do trabalho integrado. “As equipes vão elaborar planos terapêuticos singulares e oferecer suporte contínuo às famílias”, afirmou.


Nesta primeira etapa, 86 crianças das regiões das UBS Paim e Vicentina serão atendidas. Posteriormente, o programa alcançará as mais de 700 crianças e jovens que aguardam atendimento especializado no município.


A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Educação, que compartilha relatórios escolares para agilizar o processo diagnóstico e reforçar a inclusão nas escolas municipais.


Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br /Fonte: SCOM/PMSL

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page