top of page

Prefeitura leva ações do Programa Mãe Gaúcha ao CRAS do bairro Feitoria

Foto: Romeu Finato
Foto: Romeu Finato

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste recebeu mais uma etapa do Programa Mãe Gaúcha, que beneficia gestantes com o pré-natal em dia, inscritas no Cadastro Único e contempladas pelo programa Bolsa Família. As participantes foram avisadas com antecedência sobre a atividade por meio do canal Zap da Saúde.


Em São Leopoldo, a ação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS). Além da entrega dos kits, a programação inclui uma roda de conversa, espaço que busca informar e acolher as gestantes. A atividade é conduzida pela enfermeira Milena Gonzales, residente da Unisinos, e pela nutricionista Camila Hofmann, que iniciou o encontro destacando a importância da amamentação.


“O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Até os seis meses, é tudo o que a criança precisa. Além disso, quanto mais a mãe amamenta, menor é o risco de desenvolver câncer de mama e de útero”, explicou Camila.


Durante a roda de conversa, as participantes também puderam esclarecer dúvidas e compartilhar vivências sobre temas como pré-natal, plano de parto, cuidados com o recém-nascido e saúde mental materna. O ambiente acolhedor favoreceu a troca de experiências e a criação de vínculos entre as gestantes.


Entre as participantes estava Gabrielly Silva, de 26 anos, moradora do bairro Feitoria. Ela levou o pequeno Rafael, de apenas 1 mês, para o encontro. Mãe de primeira viagem, Gabrielly destacou a importância de momentos como esse. “É meu primeiro filho, vim acompanhada pela minha mãe. Eu fiz o plano de parto recomendado e deu tudo certo, mas é sempre bom aprender mais e se aprimorar”, contou.


Ao final da atividade, a psicóloga Maiara Borges dos Santos, da SAS, fez a entrega dos kits maternidade. Os itens distribuídos incluíam cobertor, toalha com capuz, casaquinho, macacões curto e longo, bodies, culotes, meias e uma bolsa maternidade.


A secretária municipal de Saúde, Kelbe Gonçalves, reforçou a importância de iniciativas como essa para a saúde das mães e dos bebês. “Nosso objetivo é promover o bem-estar das famílias e fortalecer os vínculos maternos desde a gestação. Isso passa por ações de cuidado, prevenção e, principalmente, informação sobre os serviços disponíveis na rede municipal”, destacou.


Próximos encontros 

Dia: 01/10/25 (quarta-feira)

Local: Galpão da Igreja Santa Catarina (Rua São Vicente do Sul, 118 - Fundos - Morro do Paula)

Horário: 14h

 

Dia: 06/10/25 (segunda-feira)

Local: CRAS Oeste (Vicentina Maria Fidélis, 350, Vicentina - Parque do Trabalhador)

Horário: 14h

 

Dia: 08/10/2025 (quarta-feira)

Local: CRAS Centro (Avenida João Corrêa, 1350/ 2º andar - Centro)

Horário: 14h

 

Dia: 09/10/25 (quinta-feira)

Local: CRAS NORTE (Rua Leopoldo Albino Scherer, 360 - Scharlau)

Horário: 9h30

 

Dia: 14/10/25 (terça-feira)

Local: CRAS Nordeste (Avenida Mauá, nº 2141, Santos Dumont)

Horário: 9h30


Da redação da Start Comunicação: www.startcomunicacaosl.com.br

Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Comentários


31882_1230x1020
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
banners-agosto-turismo-1230x1020
Banner_1230pxX1020px_CDL
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page