top of page

Presidente da Associação Roessler, Darci Zanini destaca ações na Semana do Meio Ambiente

Alexon Gabriel
Alexon Gabriel

Durante a Semana do Meio Ambiente, comemorada anualmente no início de junho, o Programa Start News recebeu nesta terça-feira (03), o presidente da Associação Roessler, Darci Zanini, onde o mesmo falou sobre as atividades e reflexões sobre os desafios contemporâneos da sustentabilidade. Com um longo caminho de atuação, a Associação é referência regional na conservação ambiental.


Para o presidente da Roessler, o compromisso com a preservação ambiental vai muito além das datas comemorativas. “Não se trata apenas de uma semana comemorativa. O meio ambiente precisa ser prioridade todos os dias do ano”, reforçou Zanini, que também defende a adoção de políticas públicas consistentes e o engajamento efetivo da população. “Acreditamos que a transformação começa pela informação. Por isso, buscamos envolver crianças, jovens e adultos em atividades que despertem a consciência ambiental e o senso de responsabilidade coletiva”, destacou.


Durante a entrevista, ele ainda compartilhou que está escrevendo um livro sobre a história e os personagens que moldaram o pensamento ecológico na região do Vale do Sinos, destacando a influência de lideranças locais como Henrique Luís Roessler. “Roessler foi um homem à frente de seu tempo, inspirado por mestres da região e responsável por plantar sementes que hoje germinam em diversas iniciativas”, afirmou.


Zanini relembrou a importância histórica de São Leopoldo como polo de formação de lideranças ambientais. “O dilema é claro: como crescer sem destruir? Estamos com 8 bilhões de pessoas consumindo recursos diariamente. Quanto mais consumo, maior a destruição ambiental”, alertou Zanini.


Ao abordar a conciliação entre desenvolvimento urbano e preservação, Zanini apontou referências internacionais como fundamentais: “A Laudato Si’ nos lembra que tudo está interligado. A Agenda 2030 da ONU nos convida a cumprir 17 objetivos e 169 metas que qualquer cidadão ou governante pode adotar. E o Acordo de Paris nos alerta para o uso insustentável de combustíveis fósseis”, explicou. Ele enfatizou que a responsabilidade ambiental deve ser compartilhada entre governos e cidadãos. “Cada um pode fazer sua parte: uma horta comunitária, o combate à fome, o cuidado com o descarte de plástico. Pequenas ações constroem grandes mudanças.”, diz.


Zanini também comentou os avanços dos carros elétricos no Brasil, citando a chegada de um navio com veículos desse tipo no Brasil nesta semana como exemplo de mudança. Contudo, ponderou: “O verdadeiro desafio é o consumo de massa em um planeta com mais de 8 bilhões de habitantes.”


Ao final da entrevista, encerrando com um toque de bom humor, Darci Zanini agradeceu pela oportunidade de compartilhar sua experiência. “São 48 anos nessa caminhada. A consciência ambiental começa na base, na educação, e se estende por toda a sociedade”, concluiu.


Também nesta semana, Darci Zanini será homenageado na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, pela colaboração prestada à comunidade leopoldense na área socioambiental. Além de Darci, outros nomes também serão homenageados como: Luana da Rosa, Viviane Feijó Machado, Íris Neto, César Marques Pereira, Alessandro dos Santos Alves, Daiana Schwengber, Eduarda Jaeger, Natasha Comassetto, Vitória Viel e Sandra Lilian Silveira Grohe. A Sessão Solene ocorre no próximo dia 05 de junho, às 18h30 e é aberta ao público.


Da Redação www.startcomunicacaosl.com.br - Mariana Santos - Jornalista MTB 19788


Assista a entrevista completa:


Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page