Professora-doutora Isabel Cristina Arendt, é a Patrona da Feira do Livro leopoldense de 2021
- Start Comunicação

- 8 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: a patrona da 35ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos de São Leopoldo é a presidente do Instituto Histórico de São Leopoldo, Isabel Arednt, professora-doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) também faz parte da Comissão de História do Bicentenário da Imigração Alemã.
Como patrona da 35ª edição da Feira do Livro de São Leopoldo, Isabel Arendt será responsável por trazer para a comunidade o debate a respeito dos 200 anos da Imigração Alemã na cidade. Uma roda de conversa sobre o tema será realizada na quinta-feira, às 16h, na Praça 20 de Setembro, com a participação de Martin Dreher, Marluza Harres e Joel Santana.
Arendt relata ainda que, para a comemoração dos 200 da Imigração Alemã, já estão sendo planejadas obras que contam sobre esta migração histórica, assim como seu impacto na configuração atual de São Leopoldo.
Para a patrona, além de promover um espaço de experiências e vivências para a comunidade leopoldense, a Feira do Livro tem como objetivo fomentar a leitura, proporcionar diálogos culturais entre diversas expressões de arte e promover o encontro da comunidade com os autores. Além disso, democratizar o acesso ao livro e à leitura.
Isabel Arendt destaca que a Feira do Livro vai muito além de uma programação. "É um espaço que abre portas para a leitura e para o mundo. Esta Feira será responsável por conectar os leitores com os escritores e autores, sejam estes já seus conhecidos ou um novo nome a ser lido. Não importa a idade deste leitor, este diálogo é muito necessário. Também não importa o suporte do livro - físico ou digital - ler abre janelas para o mundo”, afirma.
Saiba mais sobre a patrona
É graduada em Letras Português e Alemão, e possui experiência nas áreas de Letras e História, com ênfase em literatura, língua portuguesa, história e acervos literários. Dedica-se também à pesquisa, com ênfase na história cultural, história da educação, da imigração alemã, imprensa em língua alemã, identidade e patrimônio histórico-cultural, acervos históricos. Nesse sentido, participa das atividades do Centro de Estudos Internacionais de História das Mobilidades, Diásporas e Migrações (CEMIDI) –, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História – Unisinos. Além disso, ocupa a cadeira de n. 27 do Instituto Histórico de São Leopoldo, onde é presidenta. Isabel Arendt tem uma extensa produção com mais de 20 livros publicados, entre organizações e edições e outros trabalhos.
Fonte: SCOM/PMSL































Comentários