top of page
Buscar

Professoras são demitidas de creche da zona sul de Porto Alegre por suspeita de maus-tratos

A Polícia Civil investiga denúncias de agressões contra crianças em uma creche da zona sul de Porto Alegre, onde quatro professoras foram demitidas por suspeita de maus-tratos nesta segunda-feira (11). Segundo a Secretaria de Educação de Porto Alegre (Smed), a escolinha é conveniada com a prefeitura mas é administrada por uma organização social.


A delegada Sabrina Dóris Teixeira, da 1ª Delegacia de Polícia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente da Capital (DPCA/Deca), instaurou um inquérito e está apurando as denúncias. O depoimento de uma das gestoras da creche ocorreu na tarde desta terça-feira (12).


Até o momento, a delegada já recebeu três denúncias de familiares via delegacia online, e recebeu três boletins de ocorrência de professoras acusando pais por difamação. A coordenadora administrativa da instituição explica que as denúncias tiveram início após a coordenadora pedagógica da creche presenciar uma agressão e notificar uma professora na quarta-feira (06) da semana passada.

A mãe da criança envolvida no caso conta que vinha recebendo reclamações frequentes sobre o comportamento do filho nos últimos meses. Na quarta-feira, a coordenadora entrou em contato informando-a de que uma professora teria sido vista puxando o braço do seu filho. A criança também teria chorado e se negado a entrar na escolinha ao avistar uma professora, despertando suspeitas.


Na sexta-feira, a mãe compartilhou o caso com outras famílias e novas denúncias surgiram. Um dos parentes relatou que a criança apareceu em casa com marcas e arranhões e contou que a professora teria batido em seu rosto. As demissões ocorreram na segunda-feira, após reunião entre as famílias e a mantenedora da creche.


A coordenadora da equipe de Educação Infantil da Smed, Julia Scalco Pereira, contou que a prefeitura ficou sabendo do caso a partir de uma denúncia recebida pelo telefone 156 da Ouvidoria. Segundo ela, a partir do relato, foi feito contato com a escolinha e só então a secretaria tomou conhecimento da situação quando as funcionárias já haviam, inclusive, sido desligadas. Ela explica que a Smed apenas presta orientações à escola, mas o caso deve ser tratado pela mantenedora.


Confira a nota completa da Smed

A Secretaria Municipal de Educação recebeu por via 156 denúncia referente a uma escola conveniada da Prefeitura. Mesmo a instituição sendo administrada por uma organização de sociedade civil, a Smed está à disposição prestando toda a assessoria pedagógica necessária. A escola informou que uma das funcionárias foi demitida e as outras três estão afastadas das suas atividades.


A princípio não haverá suspensão das aulas. Será necessário fazer um ajuste temporário no atendimento, enquanto é organizado com a mantenedora a reposição de funcionários para atender em jornada integral.


Fonte: GZH

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page