Profissionais da saúde recebem capacitação sobre dengue em São Leopoldo
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 4 horas
- 1 min de leitura

A semana foi marcada por ações de cuidado e qualificação sobre dengue em São Leopoldo. Paralelamente ao trabalho de campo, a Vigilância Ambiental promoveu uma capacitação voltada a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O treinamento ocorreu no auditório da Casa São Léo e foi dividido em três dias para não comprometer o atendimento à população.
Coordenado pela enfermeira Vanessa Simões, o encontro abordou atualizações como a revisão da nota técnica da dengue, manejo clínico de casos suspeitos e confirmados, além de propostas de ações educativas. “É fundamental que o profissional saiba fazer o diagnóstico correto, diferenciando de doenças com sintomas semelhantes. Informações sobre o que o paciente fez horas antes e locais por onde viajou ajudam a distinguir entre chikungunya, leptospirose e dengue, por exemplo”, destacou Vanessa.
O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, apontou risco alto para a proliferação do mosquito no município.
Trabalho permanente
Diariamente, agentes de combate a endemias realizam visitas domiciliares e, periodicamente, pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e cemitérios também são vistoriados. Nos locais com casos suspeitos ou confirmados, a Prefeitura promove ações de orientação e aplicação de inseticida no entorno, por meio da Pesquisa Vetorial Especial (PVE), estratégia indicada pelo Ministério da Saúde como medida de bloqueio.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

































Comentários