top of page

Projeto de artistas leopoldenses leva cor e vida aos pilares da Trensurb


Foto: Fábio Pilger
Foto: Fábio Pilger

O cinza do concreto urbano começa a dar lugar a novas cores em São Leopoldo. No bairro Rio dos Sinos, os artistas Silvio Pedroso e Vitória Severo iniciaram a criação de uma galeria de arte a céu aberto, com murais pintados nos pilares da linha elevada da Trensurb, entre a ponte da avenida Mauá e a Estação Rio dos Sinos. As pinturas começaram em 18 de outubro e já chamam a atenção de quem passa pelo local.

A iniciativa, idealizada pelo casal de muralistas, recebeu apoio do vereador Jailson Nardes e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). “Temos esse projeto há anos. Como trabalhamos com muros, estamos sempre atentos ao potencial das paredes. Vimos nos pilares da Trensurb um futuro lindo para uma galeria que valoriza e traz vida para São Leopoldo”, destaca Silvio Pedroso.


De acordo com a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Simone Dutra, a Prefeitura busca parcerias com a Trensurb, Unisinos e empresas de tintas para revitalizar a área sob a linha do trem, transformando-a em um espaço de lazer e bem-estar para a comunidade.

“Começamos as pinturas em uma área simbólica para a gestão municipal, pois foi aqui que iniciamos a Operação Resgate, em janeiro, quando havia 359 pessoas em situação de rua. Trabalhamos para oferecer novas oportunidades e hoje reduzimos esse número para 51”, afirma Simone.


Arte, cidadania e turismo

Segundo Pedroso, o objetivo é expandir a galeria para outros trechos da cidade, criando uma rota artística com ciclovia, praças e espaços de convivência. O projeto também pretende estimular artistas locais e contribuir para o turismo cultural do município.

“Sonhamos com São Leopoldo como a principal cidade da arte do Rio Grande do Sul”, ressalta o artista.

Para ele, a arte de rua é uma forma de encontro direto com a sociedade, capaz de inspirar, provocar e emocionar. “A galeria de arte a céu aberto vai dar oportunidade a pessoas que talvez nunca entrassem em uma galeria tradicional”, complementa.

Sobre as obras, Silvio explica que cada pintura dialoga com o ambiente em que está inserida. “No pilar em que pintamos a imagem que simboliza Jesus, quisemos transmitir esperança para um bairro muito afetado pelas enchentes. A figura da criança representa vida, pureza e renascimento — um convite à reflexão sobre a infância e os novos começos”, conclui.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page