top of page

Projeto Viva Perifa realiza pintura coletiva com estudantes na Escola Paulo Beck, em São Leopoldo

ree

No dia 5 de maio, um muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Beck, em São Leopoldo, ganhará novas cores, formas e mensagens. A atividade faz parte das oficinas de arte urbana promovidas pelo projeto Viva Perifa, que vem realizando uma série de encontros com estudantes da instituição desde o mês de março.


Ao longo de seis encontros, os alunos tem participado de uma imersão criativa em torno do universo da arte urbana, com foco em técnicas como graffiti, tags, stickers e stencil. A oficina teve início com debates sobre o papel da arte urbana na ocupação dos espaços públicos e na expressão periférica, passando pela experimentação artística e criação de estênceis autorais — que agora ganham vida no muro da escola.


A ação do dia 5 de maio será o ápice do processo: um mural coletivo do pátio interno da escola produzido pelos próprios estudantes, que colocam em prática tudo o que aprenderam ao longo da oficina com aplicação dos stencils produzidos nas aulas. A atividade integra o Viva Perifa, projeto que leva arte e cultura - através da grafitagem dos muros escolares - para instituições de ensino públicas que foram impactadas pelas enchentes.


Idealizado pela produtora cultural Yabá em parceria com a Leroy Merlin, o projeto surgiu da vontade de amenizar os danos causados pela tragédia climática que atingiu diversas comunidades do Rio Grande do Sul. A proposta é usar a arte como ferramenta de cuidado, reconstrução e fortalecimento emocional. "Acreditamos que reconstruir também é oferecer espaços de escuta, de expressão e de afeto. Levar cor e arte para dentro das escolas é uma forma simbólica, mas poderosa, de acolher estudantes e educadores após um período tão difícil", destaca Andrea Moreira, CEO da Yabá.


ree

O projeto está sendo executado com foco no resgate da memória pré-enchentes e valoriza os sonhos futuros, conectando os temas de sustentabilidade, diversidade e inclusão social. Além de valorizar a comunidade local, o Viva Perifa gera trabalho e renda para a população e contribui para o desenvolvimento de novas habilidades entre os participantes. A arte urbana é utilizada como estratégia de transformação social da realidade, promovendo espaços mais expressivos e acolhedores.


Construído de forma colaborativa com a comunidade escolar, o projeto também fortalece os vínculos entre escola, estudantes e território. As oficinas culturais ampliam a autoestima dos beneficiários e incentivam o protagonismo juvenil por meio da arte.


O projeto já contemplou três escolas de São Leopoldo e, nas próximas semanas, será expandido para outras escolas da capital gaúcha, Porto Alegre. Viva Perifa é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Leroy Merlin e produção da Yabá e coprodução da Aflora Cultural.


Serviço:


O quê: Pintura coletiva com estudantes – Viva Perifa


Quando: Segunda, 5 de maio de 2025


Onde: EMDF Paulo Beck (Rua Homero Batista, 195 – São Leopoldo)


Horário: A partir das 14h30

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page