top of page

Próximos 10 dias serão de calor muito intenso e com riscos de fortes temporais no Rio Grande do Sul

ree

Uma onda de calor que se instalou no Rio Grande do Sul neste começo de semana conforme as previsões, pode ser de longa duração. O período de calor excessivo associado a uma bolha de calor no Norte da Argentina, com o passar dos dias, pode provocar a ocorrência de temporais isolados que localmente podem ser fortes a severos.


A escalada da temperatura teve início neste domingo (02), com forte aquecimento favorecido pelo tempo aberto e o ingresso de ar mais quente no Rio Grande do Sul. As máximas no Oeste do estado, especialmente na fronteira com a Argentina, podem atingir marcas de 36ºC a 38ºC.


O calor se intensifica ainda mais na terça-feira que será um dia escaldante no Rio Grande do Sul. Grande número de municípios do estado terá máximas acima de 35ºC. Cidades do Centro e do Sul do estado assim como da Grande Porto Alegre devem ter máximas que devem atingir de 36ºC a 39ºC. No Oeste, as máximas superam os 40ºC.


A quarta-feira será um dia parecido e tórrido. Novamente, grande parte do Rio Grande do Sul terá um dia de calor excessivo com máximas superiores a 35ºC, inclusive em algumas cidades da Serra Gaúcha. A Grande Porto Alegre deve ter marcas de 37ºC a 38ºC em diversos municípios da região. No Oeste, as máximas podem ficar entre 40ºC e 42ºC.


Na quinta-feira, com aumento de nuvens e chuva em parte do estado, a temperatura se eleva menos na maior parte do território gaúcho. Mesmo assim será um dia por demais quente e com abafamento pelo aumento da umidade. A região metropolitana pode ter até 32ºC a 34ºC, mas no Oeste podem fazer entre 36ºC e 39ºC.


Na sexta, a madrugada será quente e muito abafada, precedendo mais um dia de forte calor no Rio Grande do Sul. Em vários pontos, nuvens e pancadas de chuva limitam um maior aquecimento, embora o intenso abafamento, entretanto o Oeste do estado deverá seguir com máximas de 37ºC a 38ºC.


No próximo fim de semana, após o calor extremo ceder brevemente, a temperatura pode ter uma nova escalada, especialmente a partir do domingo que vem que pode ser muito quente no território gaúcho com máximas no interior do estado de até 37ºC a 39ºC.


Como o tempo de prognóstico ainda está distante, com dez dias à frente, o cenário não está ainda consolidado e pode ter mudanças, mas algumas simulações projetam a chance de máximas na semana que vem ainda mais altas do que nesta que está se iniciando com marcas de até 43ºC no interior e talvez ao redor de 40ºC na Grande Porto Alegre.


O calor potencializa a ocorrência de temporais isolados, mas em dia de temperaturas excessivamente altas as tempestades podem ser maior severidade com chuva torrencial localizada e ocorrências isoladas de vento forte a intenso com granizo de maior diâmetro, não se descartando fenômenos severo isolados de vento do tipo correntes descendente.


Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page