top of page

Radar da Política: a colcha de retalhos politica e partidária a ser superada em São Leopoldo - Parte 02

SÃO LEOPOLDO: nove entre dez protagonistas da política leopoldense, sabem que a escassez de candidaturas com viabilidade eleitoral para eleger-se aos legislativos estadual e federal, se deve basicamente, pela falta de um entendimento maior que seja articulado por exemplo, pela figura de um prefeito municipal. Ary Vanazzi não conseguiu este feito nas duas últimas eleições e Anibal Moacir muito menos. A consequência prática e até vergonhosa para uma cidade do porte de São Leopoldo, é que estamos há várias eleições sem ter um aldeão ou aldeã nesses parlamentos.


Como em política não existe espaço vago, os forasteiros simplesmente fizeram de São Leopoldo, uma terra fértil em buscar votos, que em muitos casos, alavancam de maneira decisiva algumas candidaturas. É só buscar as votações de candidatos e candidatas leopoldenses e comparar com os forasteiros. As últimas eleições mostram isto de maneira clara. Diante desse quadro, algumas possibilidades surgem nas próximas eleições e já tem gente muito ligado nisto.


Hoje, 25 de março de 2025, entre os vereadores eleitos, talvez, só Iara Cardoso (PDT) tenha pretensão de disputar uma vaga para Assembleia ou Câmara dos Deputados. O restante do legislativo, não se mostra com muito interesse e deve encaminhar seus apoios para candidatos de fora da cidade. Existem como nos outros anos, manifestações para a torcida ou valorizar nomes mas que na hora do vamos ver, dificilmente vão adiante com suas candidaturas. O Partido dos Trabalhadores sempre teve a tradição de se dividir nos apoios conforme a tendência do Vereador ou Vereadora, mas, nunca abrindo de uma candidatura partidária. Até pode ser de fora, mas nunca de outro partido. Além do PT, temos as bancadas do PDT, PP, PSD e PL. E é por ai que começa a colcha de retalhos no que se refere aos apoios a possíveis candidatos em 2026. É fato explícito, que pelo menos 80% dos vereadores da base aliada, estão comprometidos com candidaturas forasteiras e "pasmem", em alguns casos, apoios para candidatos de outras siglas.


Na coluna política desta quarta-feira (26), vamos começar dar nomes aos personagens e as personagens que vão tentar se situar na tal colcha de retalhos política e partidária leopoldense.


Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Por Bado Jacoby

Comentários


IMG_4264
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page