A final do street feminino no Campeonato Mundial de Skate, disputada neste sábado (14), em Roma, na Itália, reuniu uma brasileira e sete japonesas. E o título ficou com o Brasil. Rayssa Leal sagrou-se bicampeã com uma atuação brilhante na pista montada ao lado do Coliseu.
Segunda colocada na fase semifinal, que foi realizada horas antes, a maranhense de 16 anos confirmou ser uma das principais atletas da história da modalidade e repetiu o título de 2022. Em 2023, ela ficou com o vice-campeonato e em 2021 foi a terceira colocada.
Este foi o primeiro campeonato disputado por Rayssa após o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, onde ela chegou como favorita e acabou superada pelas japonesas Coco Yoshizawa (ouro) e Liz Akama (prata).
A final foi disputada com duas voltas e cinco manobras para cada skatista, valendo para a pontuação final a melhor volta e as duas melhores manobras.
Rayssa Leal fez 86,44 na primeira volta e 88,43 na segunda. Assim, entrou na fase de manobras liderando.
Momiji Nishiya, ouro nos Jogos de Tóquio, estava em segundo com 85,33. E o duelo que decidiu o primeiro título olímpico da história da modalidade se repetiu. A esta altura, a atual campeã, Yumeka Oda, havia abandonado a competição após sofrer uma queda na primeira volta.
A brasileira não encaixou suas duas primeiras manobras e zerou, enquanto Nishiya fez 82,85 e impressionantes 94,88 pontos, assumindo a liderança. Rayssa caiu para a sexta posição e precisava de duas notas nas três manobras restantes.
Em sua terceira tentativa, a brasileira fez 99,14 e voltou para o jogo. Nishiya devolveu com um 88,93 e aumentou sua vantagem na ponta. Mas na quarta rodada, a disputa virou. A japonesa errou e Rayssa conquistou um 93,99 para ultrapassar a rival.
Com 1,42 de vantagem, a brasileira conquistou o título antes mesmo de realizar sua quinta e última manobra. A confirmação do segundo título mundial veio com o erro de Momiji Nishiya. Rayssa Leal foi a última a entra na pista e não completou a manobra. Agora era festejar o título.
Fonte: GZH
Comments