Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres apresenta balanço das ações de 2025 e planejamento para 2026
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 3 horas
- 2 min de leitura

Na primeira reunião de 2026, a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres apresentou um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025. O encontro, proposto pela Secretaria de Proteção às Mulheres (Sepom), ocorreu no Centro Administrativo e reuniu autoridades e instituições que atuam na área.
Dados da Ronda Lilás, da Guarda Civil Municipal (GCM), apontam que atualmente há 294 medidas protetivas ativas. Ao longo do ano, foram realizadas 6.431 fiscalizações dessas medidas, com visitas e contato direto com as mulheres vítimas, além de 77 prisões por violência doméstica e descumprimento de medidas protetivas.
A secretária interina de Políticas para Mulheres, Patrícia Oliveira, destacou a importância de manter o tema em pauta desde o início do ano. Segundo ela, seguindo orientação da secretária titular Amanda Homem, a Sepom definiu como prioridade em 2026 a intensificação das ações de prevenção e o fortalecimento da atuação da rede nos territórios, ampliando o acesso à informação e aproximando os serviços da população.
Levantamento da Sepom também revelou o perfil das ocorrências. A violência psicológica e física são as mais frequentes, representando 44% e 27% dos casos, respectivamente. Na maioria das situações, o agressor é o ex-companheiro (41%) ou ex-marido (13%), embora também haja registros envolvendo companheiros atuais (15%) e maridos (12%).
Participaram da reunião representantes da Ronda Lilás da GCM, Patrulha Maria da Penha, Conselho Tutelar, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Ministério Público, OAB Subseção São Leopoldo e entidades da sociedade civil. Para Patrícia Oliveira, o fortalecimento da rede e o alinhamento entre os serviços são fundamentais para garantir respostas mais rápidas, eficazes e humanizadas às mulheres em situação de violência.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo






























Comentários