Reforma Tributária altera cobrança de anúncios da Meta a partir de 2026
- Start Comunicação

- 3 de set.
- 2 min de leitura

A Meta informou que, a partir de 1º de janeiro de 2026, haverá alterações na forma como os anúncios serão faturados no Brasil. As mudanças estão relacionadas à Reforma Tributária e à atualização da estratégia de preços da empresa no país.
Com a reforma, entram em vigor dois novos tributos: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), com alíquotas iniciais de 0,9% e 0,1%, respectivamente. Esses valores aparecerão nas notas fiscais eletrônicas, mas não terão impacto no preço final das faturas em 2026, sendo apenas parte do período de transição da reforma.
Ao mesmo tempo, a Meta deixará de absorver os impostos indiretos já existentes — PIS/Cofins (9,25%) e ISS (2,9%). Esses tributos passarão a ser repassados aos clientes, o que deve gerar aumento aproximado de 12,15% no valor das cobranças. Segundo a empresa, parte desse valor poderá ser recuperado como crédito tributário, dependendo do planejamento fiscal de cada anunciante.
A mudança vale para clientes brasileiros faturados pela Facebook Serviços Online do Brasil Ltda.
Impactos para anunciantes
As notas fiscais, faturas e boletos passarão a incluir o valor do orçamento de campanha somado aos impostos.
No Ads Manager, os gastos exibidos corresponderão apenas ao orçamento da campanha, sem os tributos.
Para métodos de pagamento pós-pagos (como cartão de crédito), será necessário ajustar o limite diário de gastos e os lances, considerando o acréscimo de impostos.
Nos métodos pré-pagos (PIX, boleto ou Mercado Pago), o valor depositado já incluirá os tributos, reduzindo o montante disponível para anúncios.
A Meta exemplifica:
Se a campanha tiver orçamento de R$ 1.000 no modelo pós-pago, a cobrança final será de R$ 1.138,30.
Se o orçamento disponível for de R$ 1.000, o limite diário configurado não pode ultrapassar R$ 878,50.
No pré-pago, o anunciante que inserir R$ 1.000 terá R$ 878,50 em anúncios, com o restante destinado aos tributos.
A empresa recomenda que as mudanças sejam repassadas às equipes de finanças, compras e marketing para ajustes de orçamento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Meta Support e Meta Pro Support.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Luis Guilherme Zambrzycki


































Comentários