top of page
Buscar

Risco maior de chuva e temporais isolados devem marcar final de fevereiro, alerta MetSul Meteorologia

O final do mês de fevereiro deverá ser marcado por um risco maior de chuva localmente forte e temporais isolados, com possibilidade de vento forte e até mesmo queda de granizo no Rio Grande do Sul. Segundo o alerta da MetSul Meteorologia, o cenário não será semelhante àquele registrado no dia 16 de janeiro, quando tempestades severas se formaram em muitas cidades do Estado, inclusive com vento acima de 120 km/h.


Apesar disso, os dias de maior risco de precipitação mais intensa serão segunda (26) e terça-feira (27) da próxima semana, quando se espera que um centro de baixa pressão avance para o território gaúcho a partir do Centro da Argentina e do Uruguai.


Desta vez, o que deverá ser registrado é uma baixa pressão em superfície, que vai interagir com a massa de ar quente, formando nuvens carregadas com potencial de provocar alguns episódios isolados de chuva forte a intensa, assim como temporais com raios, rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo.


"É importante observar ainda que, embora a instabilidade maior prevista pela MetSul deva ocorrer na primeira metade da semana que vem, já antes se prevê o registro de pancadas de chuva com possibilidade de alguns temporais isolados e passageiros típicos de verão”, avisa a MetSul.


O final de semana será com presença do sol e com calor. A combinação de temperatura elevada com maior umidade relativa do ar deve estimular a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical isoladas da tarde para a noite, provocando pancadas de chuva e ocasionais tempestades localizadas.


Neste sábado (24), essas pancadas de chuva serão bastante isoladas e a maioria das cidades gaúchas deve passar o dia sem qualquer registro de precipitação. Será, aliás, um sábado quente no Estado com máximas acima de 30ºC em grande número de municípios. No domingo (25), por mais nuvens e chuva em mais cidades, embora não em todas, as máximas tendem a ser menores.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário

Comentários


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page