Romaria de Padre Reus passa a integrar o calendário oficial de São Leopoldo
- Start Comunicação

- 5 de out.
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: a Câmara Municipal aprovou, na última quinta-feira (2), o projeto de lei da vereadora e presidente da Casa, Iara Cardoso (PDT), que inclui oficialmente a Romaria de Padre Reus no Calendário Oficial de Eventos do município. A proposta reconhece institucionalmente uma das maiores manifestações religiosas e culturais da cidade.
Realizada anualmente, a Romaria reúne milhares de fiéis que se dirigem ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus para homenagear o padre jesuíta João Batista Reus, figura de forte devoção popular em São Leopoldo e em todo o país. Além de seu caráter espiritual, o evento tem grande impacto na economia local, movimentando setores como comércio, hotelaria, transporte e alimentação, consolidando o município como referência no turismo religioso do Rio Grande do Sul.
Para a vereadora autora do Projeto de Lei, o reconhecimento vai muito além da fé.
Este é um reconhecimento da importância histórica, cultural e espiritual da Romaria para a nossa cidade. É uma forma de valorizar a tradição, fortalecer a identidade de São Leopoldo e projetar nosso município no cenário estadual e nacional, afirmou a parlamentar.
O projeto também reforça o legado de Padre Reus, cujo processo de beatificação tramita no Vaticano, ampliando ainda mais o alcance da Romaria como símbolo de fé e devoção com projeção internacional.
A Romaria de Padre Reus é parte da memória e da espiritualidade da nossa cidade. Incluir este evento no calendário oficial é garantir que essa tradição continue sendo celebrada e respeitada por gerações, completou Iara.
A lei segue agora para sanção do Executivo Municipal. Assim que publicada, a Romaria passa a ter realização oficial anual, com datas definidas conforme o calendário do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Colaboração do jornalista Guilbert Trendt































Comentários