top of page
Buscar

RS tem quatro universidades entre as melhores do mundo em ranking internacional


Imagem: Guilherme Santos/ Sul21.

O Rio Grande do Sul tem quatro instituições entre as melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Ranking 2025. A lista com 1,5 mil universidades foi divulgada nesta terça-feira (4) pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior.


Figuram entre as instituições a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As quatro já haviam sido classificadas nos rankings internacionais de 2024, 2023 e 2022. Veja o material completo.


Neste ano, novamente, entre as gaúchas, a melhor colocada é a UFRGS, que aparece na faixa da posição 691-700. Isso corresponde à 32ª colocação na América Latina e à oitava no Brasil. No total, são 35 brasileiras classificadas no ranking. No ano passado, a instituição gaúcha também havia ficado no grupo das posições 691-700 no recorte mundial, mas ocupava o 36º lugar na América Latina e o sétimo no Brasil.


Quanto às demais universidades gaúchas classificadas, a PUCRS, a UFPel e a UFSM figuram no grupo das posições 1.201-1.400. A QS divulga rankings que avaliam universidades segundo diferentes indicadores. O ano do ranking é relativo a 2025 porque o objetivo é servir como um guia para alunos escolherem onde estudar no ano seguinte.


Essa é a quarta edição do levantamento da empresa britânica. A primeira posição entre as 35 brasileiras ficou mais uma vez com a Universidade de São Paulo (USP). A instituição paulista alcançou também o segundo lugar entre as 194 universidades latino-americanas ranqueadas. No ranking geral, a USP ficou com a 92ª colocação.


Fonte: GZH

0 comentário

Comments


labelladonnasaoleopoldo.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page