top of page
Buscar

RS é o primeiro estado com transmissão local de recombinante XQ da Covid-19, aponta Fiocruz


Imagem: Ricardo Giusti/ Correio do Povo.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detectou 25 casos da cepa recombinante XQ da Covid-19 no Estado entre os meses de março e maio. O vírus apresenta uma mistura do genoma e duas linhagens da variante ômicron: BA.1 e BA.2. Com isso, o Rio Grande do Sul é o primeiro onde há transmissão local do vírus. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (02).


A cepa XQ já tinha sido detectada em casos isolados em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Porém, os dados de sequenciamento indicam que o Rio Grande do Sul é o primeiro estado onde há um cluster de transmissão local do vírus. Conforme a Fiocruz, até o momento, não há indicação de a cepa esteja associada a maior gravidade nos casos.


Os casos foram identificados através da análise de amostras referentes aos meses de março a maio, com crescimento gradual: em março, foram detectados dois casos, representando 0,3% dos 324 genomas sequenciados; em abril, oito casos, correspondendo a 8% dos 98 sequenciamentos; e em maio, 15 detecções, o que representou 7% dos 109 casos analisados.


“A identificação ocorreu em diferentes municípios gaúchos, o que sugere uma transmissão local da recombinante XQ no estado”, afirma a pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Paola Resende.


Referência em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e em Covid-19 nas Américas junto à OMS, o Laboratório integra a Rede Genômica Fiocruz e liderou o esforço de vigilância genômica no Rio Grande do Sul em parceria com o Lacen-RS. Os achados foram imediatamente informados ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page