top of page
Buscar

Saiba como baixar gratuitamente o passaporte vacinal da Covid-19 através do ConecteSus


Exigência do documento está no último decreto estadual, e São Leopoldo atualizou o decreto municipal normatizando a medida. | Imagem: divulgação/PMSL.

O Conecte SUS Cidadão é a porta de entrada digital às informações de saúde. Permite que o cidadão consiga, através de dispositivo móvel ou pelo acesso na web, visualizar seu histórico clínico, que atualmente apresenta as vacinas aplicadas, exames laboratoriais de COVID-19 realizados, internações, medicamentos dispensados e ter acesso à Carteira de Vacinação Digital e ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, entre outros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


O documento conta com todas as informações sobre a vacina, como a aplicação de uma, duas ou dose única, o lote, o laboratório fabricante, o local de vacinação e o código do profissional de saúde que realizou a aplicação do imunizante.


A partir da última segunda-feira, 18 de outubro, entrou em vigor a medida obrigatória, do Governo do Estado do RS, de apresentação do comprovante de vacinação, contra a Covid-19, em eventos que podem apresentar aglomerações e alto risco de contágio do coronavírus como, festas e eventos sociais, atividades artísticas, atividades de lazer, cinemas, teatros, feiras e exposições corporativas e eventos esportivos.


Em São Leopoldo, nesta sexta-feira, (22/10) foi publicado o Decreto Municipal Nº 9973/21, com atualizações nas medidas de monitoramento e prevenção da pandemia de Covid-19, onde recepciona a obrigatoriedade do passaporte vacinal, de acordo com as regras estaduais e estabelece que nos casos exigidos a realização da testagem ficam sob a responsabilidade do organizador do evento, de acordo com a Nota Informativa CEVS/SES nº 14/2021.


A nova norma tem gerado dúvidas de como obter o documento para realizar a apresentação em locais onde ele é exigido. A própria carteira de vacinação que é fornecida quando do ato da vacinação é valida na maioria das situações, mas para acessar o documento fornecido pelo Ministério da Saúde para situações como viagens, por exemplo, confira abaixo o passo a passo de como acessar o aplicativo e conseguir o Certificado de Vacinação.


Quais serviços fornece


Os usuários que utilizarem o aplicativo conseguem ter acesso às informações gerais de saúde, como carteira de vacinação digital, certificado nacional de vacinação COVID-19, resultados de exames laboratoriais de coronavírus, medicamentos dispensados pelo programa "Farmácia Popular", além dos registros de doações de sangue e acompanhamento da posição na fila de transplantes. E ainda contém a área “Serviços de Saúde” que permite ao cidadão identificar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo.


Como realizar o login no aplicativo


Para realizar o primeiro acesso, é necessário que o cidadão baixe o aplicativo em seu celular, ou acesse o site https://conectesus.saude.gov.br/home, e insira algumas informações básicas. Após este passo, irá visualizar o número do seu Cartão Nacional de Saúde e algumas funcionalidades.


Como obter o certificado de vacinação contra a covid-19


Após entrar no aplicativo, basta clicar no ícone “Vacinas”, acessar o detalhamento das doses administradas e clicar em “Certificado de Vacinação”. Porém, o documento só será validado após a finalização do esquema vacinal. Dessa forma, o cidadão deverá estar atento ao número de doses necessárias para cada imunizante.

O Ministério da Saúde afirma que o comprovante da vacina contra a Covid-19 deve estar disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da aplicação.


Sendo assim, o município lança os dados de vacinação do cidadão no sistema do Plano Nacional de Imunizações (PNI), onde constam as doses aplicadas, e então basta aguardar. Lembrando que o gerenciamento do ConecteSUS não é de responsabilidade do município e sim do Ministério da Saúde.


Fonte: PMSL

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page