top of page

Saúde inicia atendimento itinerante em cardiologia nas UBS para reduzir filas e facilitar acesso


Foto: Romeu Finato
Foto: Romeu Finato

A Secretaria da Saúde começou nesta terça-feira (9) a oferecer atendimento itinerante em cardiologia nas unidades básicas de saúde (UBS). A iniciativa tem como objetivo aproximar o especialista da comunidade, evitando que pacientes precisem se deslocar para outros pontos da cidade e reduzindo o tempo de espera por consultas.

Os atendimentos incluem avaliação ambulatorial, controle de hipertensão, análise de eletrocardiograma e renovação de receitas. Apenas casos mais complexos, com indicação cirúrgica ou necessidade de investigação aprofundada, serão encaminhados ao ambulatório de cardiologia ou ao Gerenciamento de Consultas do Estado (Gercon).


O prefeito Heliomar Franco destacou o impacto da medida. “Essa era uma das maiores demandas da população. Há pessoas esperando há anos por atendimento, e agora começamos a levar o serviço até os bairros para facilitar a vida dos pacientes”, afirmou.

A secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves, explicou que os pacientes serão chamados conforme a ordem da fila. “O cardiologista orientará o médico de família sobre a continuidade do tratamento, sem necessidade de novo encaminhamento. O cuidado acontece no território. Temos pessoas de 2024 aguardando e que agora serão atendidas. Tudo é por agendamento, e os encaminhados neste ano serão atendidos em sua própria região”, detalhou.


Moradora da Campina, a aposentada Gladis Pereira, 79 anos, aprovou a iniciativa. Ela vive a uma quadra da UBS e pôde refazer exames perdidos na enchente. “Para mim foi ótimo. Tive exames que perdi no ano passado. Tomo remédio para pressão e me cuido. Assim ficou muito mais fácil”, relatou.


A Secretaria reforça que os atendimentos com especialistas seguem exclusivamente por agendamento. Por isso, é importante que os moradores mantenham os números de telefone atualizados na Prefeitura para serem contatados. “Especialista não é por livre demanda. Todas as consultas são marcadas. Outras unidades também serão contempladas. Estamos trabalhando para acelerar atendimentos nas três maiores demandas do município: cardiologia, neuropediatria e oftalmologia”, concluiu Kelbe.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page