Secretaria da Cultura de São Leopoldo apresenta Programa de Economia Criativa
- Start Comunicação

- 26 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

O Secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos acompanhado pela Coordenadora do Programa de Economia Criativa, Luisa Gonçalves participou nesta terça-feira (25) de uma reunião com a Diretora de Economia Criativa e Artes da Secretaria de Cultura do Estado, Ana Fagundes e com a Coordenadora do RS CRIATIVO, Carol Biberg.
A agenda teve como finalidade a apresentação do programa Economia Criativa de São Leopoldo e também para conhecer o programa do Estado e suas possíveis interações e parcerias.
O RS Criativo atua desde 2019, na promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Estado a partir do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos relacionados à economia criativa, partindo dos seus cinco pilares: capacitação, mercado e circulação, promoção e investimento, pesquisas e territórios criativos. O programa foi criado pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), executado em convênio com o Ministério do Turismo (Secretaria de Economia Criativa).
Durante o encontro, foi definido que São Leopoldo sediará um conjunto de cursos e capacitações do programa estadual do RS Criativo voltado para a área cultural, a partir de março deste ano. Ficou acordado também o apoio do programa estadual para uma pesquisa de diagnóstico da realidade econômica da cultura de São Leopoldo e na construção de uma legislação municipal de incentivos à Economia Criativa.
A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (SECULT) foi convidada a participar de uma rede estadual de articulação de ações do programa que tem como objetivo desenvolver e apoiar projetos culturais nos municípios.
Como explica o secretário, Pedro Vasconcellos, “São Leopoldo foi convidada para participar de uma rede estadual, que eles têm de municípios. Querem fechar 40 municípios que vão desenvolver ações do programa estadual e São Leopoldo estará dentro. Vamos articular a região do Vale do Sinos”, afirmou.
São Leopoldo também foi convidada a participar do edital estadual ''Territórios Criativos” que será lançado em fevereiro e que prevê R$ 2 milhões para apoiar projetos de economia criativa em todo o estado. “ Esse edital tem a pretensão de apoiar iniciativas nas regiões, nos territórios criativos. Então a gente ficou bem animado. Foi uma reunião muito boa, proveitosa. Essa parceria vai render bons frutos em 2022, para São Leopoldo, enfatiza Vasconcellos.
Fonte: PMSL































Comentários