Secretaria da Saúde realiza ações do Programa Primeira Infância Melhor no bairro Santa Marta
- Start Comunicação

- 6 de out.
- 1 min de leitura

Mesmo com a chuva, o espaço do Primeira Infância Melhor (PIM) recebeu gestantes e mães para atividades de acolhimento, leituras, chá e orientações sobre saúde e maternidade. A supervisora do programa em São Leopoldo, enfermeira Fernanda Pauletto, falou sobre o puerpério, período de resguardo pós-parto que dura 42 dias, mas que envolve também aspectos psicológicos e emocionais da mulher. Durante o encontro, as participantes puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas sobre cuidados com gestantes e crianças pequenas.
O PIM realiza atendimentos por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo, atendendo atualmente cerca de 50 crianças de zero a seis anos no bairro Santa Marta. A meta é chegar a 240 cadastrados até o final do ano, com expansão prevista para a região Nordeste do município. As visitas periódicas verificam se o pré-natal está em dia e se o desenvolvimento infantil está adequado, além de trabalhar aspectos motores e emocionais das crianças.
No acompanhamento de bebês, como Agatha, de cinco meses, as visitadoras orientam atividades de estímulo motor, como deixar a criança de bruços para fortalecer coluna e membros, preparando para engatinhar e caminhar. O programa conta com 12 visitadoras e estagiários das áreas de serviço social e psicologia, atuando também em interação parental positiva, articulação em rede e apoio às famílias em saúde, educação e bem-estar.
Redação www.startcomunicacaosl.com.br | Por Miguel Thurler































Comentários