top of page

Sicredi Pioneira: nascido em Nova Petrópolis, cooperativismo de crédito completa 120 anos


Imagem: Bruno Todeschini/ Agência RBS.

Quando, em 1902, José Neumann Senior fundou, ao lado de outros 19 imigrantes alemães, a Caixa Rural, pensava em resolver o problema da falta de um banco na região de Nova Petrópolis e a consequente dificuldade em conseguir empréstimo. Talvez não imaginasse o quanto aquele passo seria importante e que o bisneto Werno Blásio Neumann presenciaria a instituição ser considerada a primeira cooperativa de crédito da América Latina, que neste dia 28 de dezembro completa 120 anos — em função disso, nessa data também é celebrado o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito.


Talvez não tivesse ideia, também na época, que a cooperativa estaria tão presente na vida da família. Eleito em assembleia, foi o primeiro gerente da então Caixa Rural, sucedido pelo filho José Neumann Filho, avô de Werno. Depois foi a vez do neto José Otto Neumann se tornar gerente até "passar o bastão" para o filho Werno. Ele ocupou a função das três gerações anteriores, entre 1975 e 1993, até ser eleito vice-presidente da Sicredi Pioneira.


"Na época do meu pais, nas décadas de 1940 e 1950, era a única instituição financeira regional. Vinham associados do Vale do Caí, de Santa Lúcia do Piaí, de Picada Café, de Gramado. As pessoas não tinham automóvel, vinham a cavalo de longas distâncias. Era um sinal de que tinha credibilidade", lembra Werno, hoje aos 88 anos de idade.


Crescimento


O que começou com 20 colonos alemães em busca de dinheiro para comprar ferramentas de trabalho, hoje reúne mais de 200 mil associados somente na área de abrangência da Sicredi Pioneira, como é conhecida atualmente. De uma sede improvisada por 31 anos na casa do velho Neumann, em Linha Imperial – espaço que foi dividido com a fábrica de cerveja dele –, atualmente tem agências espalhadas pelo país inteiro.


— Havia um slogan que se alguém precisasse de dinheiro e não conseguisse com a Caixa Rural, não conseguiria com mais ninguém — conta Werno, destacando que os juros sempre foram baixos e que a instituição conseguiu sobreviver a duas guerras mundiais impulsionando o desenvolvimento de Nova Petrópolis e região.


"A Caixa Rural/Sicredi sempre foi voltada para a comunidade, atendendo aos empréstimos para compra de terra, casa, veículos. Participou de todos os empreendimentos que surgiam no município", completa Werno, que foi também presidente da Sicredi Central, de Porto Alegre.


Região de atuação


Cento e vinte anos depois, a Sicredi Pioneira tem 48 agências em 21 municípios da área de atuação (desde São Leopoldo até Caxias do Sul e a Região das Hortênsias).


As unidades são responsáveis pelo atendimento de 208 mil associados que, juntos, têm depositado na cooperativa um montante de R$ 5,8 bilhões e viabilizam uma carteira de crédito de quase R$ 4 bilhões. Do total de cooperados, 26 mil são empresas e 15% correspondem ao financiamento agro.


"A gente se sente verdadeiramente conectado com todas as cooperativas"


Em todo o país, a Sicredi reúne mais de 6 milhões de associados com mais de 2,4 mil agências distribuídas em mais de 100 cooperativas – dados de 2022. Mas o crescimento não foi apenas na instituição nascida na Linha Imperial. A primeira cooperativa de crédito da América Latina foi fundamental para o surgimento de outras e para o fortalecimento do modelo de instituição financeira.


Segundo dados do AnuárioCoop 2022 – Dados do Cooperativismo Brasileiro (referentes a 2021), o total de pessoas associadas às sociedades cooperativas chegou a 18,8 milhões. O número é 10% superior ao de 2020, quando foram registrados mais de 17 milhões de cooperados no país. O número total de cooperativas subiu para 4.880.


"Não é porque é nossa história que ela é só nossa. Fomos a primeira em 1902 e foi por causa dessa história que Nova Petrópolis se tornou capital do cooperativismo. A gente se sente verdadeiramente conectado com todas as cooperativas. A história de todas as cooperativas (no Brasil) tem a raiz na Linha Imperial", acrescenta Tiago Luiz Schmidt.


Seu Ovídio preserva a história da família e do cooperativismo


Na formação da Caixa Rural, no início do século 20, estavam também os antepassados de Ovídio Hillebrand: o bisavô Franz Oppitz e o tio-avô Franz Hillebrand, que foi, inclusive, o primeiro secretário da cooperativa e será o patrono do auditório do prédio da Sicredi, em Linha Imperial.


A história da família e da participação dos Oppitz e dos Hillebrand na criação da Sicredi é preservada por Ovídio em um museu na propriedade da família, no interior de Nova Petrópolis, com o nome do seu pai, Alberto Hillebrand.


No espaço, Ovídio guarda utensílios da imigração e até as primeiras atas da Caixa Rural. Numa delas, há o pedido de ajuda da escola da Linha Imperial para a construção de um prédio próprio.


"A intenção é mostrar o que é o cooperativismo, de todo mundo unido. O foco é chamar a atenção do povo unido, não é um capitalismo explorador", conta o professor e memorialista de 84 anos.


O museu destaca a importância de cada colono alemão na fundação de uma instituição que mudou a vida não apenas deles, mas de tanta gente que veio depois.


"Acho bacana o trabalho que o pai faz, que não é resgatar um herói, mas uma história com todos os seus detalhes. É a vida de pessoas comuns que gerou a Sicredi", diz Sandro Hillebrand, filho de Ovídio.


Fonte: O Pioneiro

コメント


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page