top of page

Sicredi Pioneira reforça estrutura de órgãos de Defesa Civil em 11 municípios

ree

Desde maio de 2024, a Sicredi Pioneira tem desenvolvido uma série de ações voltadas à reconstrução das comunidades atingidas pelas enchentes em sua área de atuação. A mais recente foi a doação de equipamentos e materiais às equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil dos municípios de Canela, Caxias do Sul, Feliz, Gramado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, São Francisco de Paula, São Leopoldo e Vale Real. Entre os itens entregues estão veículos, barcos, drones, equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais de escritório, entre outros.

 

Com o processo de reconstrução ainda em andamento e a possibilidade de novos eventos climáticos extremos, a cooperativa direcionou os recursos para fortalecer a capacidade de atendimento à população. Para o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, a iniciativa reflete, na prática, os princípios do cooperativismo. “O cooperativismo é, acima de tudo, uma forma de equilibrar o econômico com o social. E o interesse pela comunidade faz parte disso. Pensando nas possíveis ocorrências futuras, decidimos apoiar as equipes que atuam nos municípios mais vulneráveis às intempéries da nossa região, garantindo melhores condições de resposta”, afirma.

 

Além dessa entrega, a instituição já promoveu ações de voluntariado, articulou a recepção e distribuição de donativos, apoiou obras de infraestrutura, destinou recursos próprios e intermediou doações de outros estados, além de contribuir com os valores arrecadados via Pix nacional da Fundação Sicredi.

 

Segundo Schmidt, a atuação também se voltou à retomada econômica. “Além das ações humanitárias, talvez a mais relevante tenha sido o suporte aos setores produtivos da nossa região, especialmente agricultura e turismo, e às milhares de empresas associadas, incluindo as de São Leopoldo e outras cidades fortemente atingidas”.

 

Municípios mais vulneráveis a enchentes receberam reforço


Em 2024, as chuvas, enchentes e deslizamentos impactaram diretamente diversas cidades da área de atuação da Sicredi Pioneira. A cooperativa atuou tanto no apoio imediato às vítimas quanto na recuperação de estruturas. Agora, os equipamentos entregues buscam preparar as equipes de resposta para situações futuras, ampliando a capacidade de enfrentamento.

 

Em Caxias do Sul, os recursos foram destinados à compra de um drone e tablets para a Defesa Civil, além de um gerador para o Corpo de Bombeiros, serviço de terraplanagem da Estrada do Vinho e instalação de uma estação meteorológica. Também na Serra Gaúcha, em Gramado, a cooperativa viabilizou a aquisição de um veículo, drone, rádios, roupas para prevenção de incêndios, cordas e EPIs para a Defesa Civil. Já o Corpo de Bombeiros recebeu equipamentos de combate a incêndio, câmeras de segurança, ar-condicionado, televisão, materiais de informática, entre outros.

 

Em Novo Hamburgo, os aportes possibilitaram a compra de um veículo, barco com motor, reboque e materiais de informática para a Defesa Civil; além de um drone, lousa interativa e equipamentos de proteção respiratória para o Corpo de Bombeiros. A Brigada Militar também foi contemplada com celulares, notebooks e telefones.

 

Na mesma região, São Leopoldo utilizou os recursos para adquirir drone, barcos, uniformes, EPIs, equipamentos eletrônicos e móveis para a Defesa Civil; além de drone e equipamentos respiratórios para o Corpo de Bombeiros.

 

De maio de 2024 a agosto de 2025, a Pioneira já apoiou diversos municípios com equipamentos e materiais para reforçar as estruturas públicas de prevenção e atendimento a desastres. A lista completa de ações e recursos destinados pode ser consultada no Relatório de Ações da Sicredi Pioneira: enchentes 2024.


FONTE: Sicredi


Comments


banners-agosto-turismo-1230x1020
Jornal Start 1
PLEBISCITO-PARA-PORTAL-START
Banner_1230pxX1020px_CDL
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page