Sobre quem ganha na especulação financeira: Famílias bilionárias realizam vendas de ações e embolsam US$ 7 bilhões em lucros
- Start Comunicação

- 1 de mar.
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Recentemente, algumas das famílias mais ricas do mundo festão aproveitando uma onda de vendas de suas participações em empresas listadas, totalizando cerca de U$ 7 bilhões A dinastia italiana Agnelli anunciou, em 26 de janeiro, a venda de uma participação de aproximadamente €3 bilhões na Ferrari, visando diversificar seus investimentos. No mesmo dia, a família Reimann revelou a venda de ações da Keurig Dr Pepper, avaliadas em US$ 2,5 bilhões, enquanto a família fundadora da Lego vendeu 1,5 bilhão de coroas dinamarquesas (cerca de US$ 209 milhões) na ISS.
Essas quatro famílias, que ainda mantêm participações significativas nas empresas após as vendas, possuem um patrimônio líquido coletivo de US$ 75 bilhões, conforme o Índice de Bilionários da Bloomberg. John Elkann, CEO da Exor, veículo de investimento dos Agnellis, afirmou que a transação visa reduzir a concentração e melhorar a diversificação. A venda de ativos por famílias super-ricas é comum para atender a necessidades de liquidez e planejamento patrimonial, com os rendimentos geralmente direcionados a investimentos em private equity, imóveis e filantropia.
A movimentação ocorre em um contexto de crescente ansiedade sobre a volatilidade do mercado, especialmente com as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas a parceiros comerciais. Desde a posse de Trump, o índice S&P 500 caiu mais de 2%, enquanto o índice Stoxx Europe 600 teve um aumento superior a 6%. A Exor, que não havia reduzido sua participação na Ferrari desde a oferta pública inicial em 2015, planeja usar os rendimentos da venda para financiar uma aquisição significativa e recompras de ações.
As ações da Ferrari valorizaram mais de sete vezes desde sua estreia no mercado, tornando-se o maior ativo da Exor. Além da Ferrari, a empresa investe na montadora Stellantis, na fabricante de tratores CNH Industrial e no Juventus Football Club. A recente onda de vendas reflete uma estratégia de adaptação das famílias ricas diante de um cenário econômico incerto.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br































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