top of page

Sociedade Ginástica de São Leopoldo comemora 140 anos de tradição e legado comunitário

ree

SÃO LEOPOLDO: o presidente da Sociedade Ginástica, Leandro Padilha, participou nesta terça-feira(02) do programa Start News, da Rádio www.radiostart.com.br , para falar sobre os 140 anos de fundação do clube, que foi celebrado neste dia 01 de setembro. Reconhecida como uma das mais antigas e importantes sociedades recreativas do Rio Grande do Sul, a Ginástica acumulou um legado histórico ligado ao esporte, à cultura e à vida comunitária da cidade.


Leandro Padilha está à frente da entidade há nove mandatos consecutivos, o que representa quase 18 anos de presidência. Segundo ele, a permanência tão longa se deve à dificuldade em renovar a liderança nos clubes sociais, reflexo de mudanças no comportamento da sociedade.

“O voluntariado está cada vez mais raro. Há menos entusiasmo e motivação das novas gerações para assumir essas responsabilidades”, destacou.

Uma história de 140 anos


Fundada ainda no século XIX, a Sociedade Ginástica construiu um caminho de relevância na vida social e esportiva de São Leopoldo. Ao longo de sua história, o clube se tornou um espaço de convivência, de preservação cultural e de incentivo ao esporte, sendo referência na ginástica, com atletas que chegaram a disputar competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.


Atualmente, o clube tem em atividades, um grupo de danças germânicas, único na cidade, que mantém vivas as tradições trazidas pelos imigrantes e transmitidas de geração em geração. Mais recentemente, a criação do departamento Flores do Dia, voltado à terceira idade, ampliou a diversidade de atividades, garantindo espaço para diferentes faixas etárias dentro da estrutura do clube.


Legado de voluntariado


À frente da presidência há quase duas décadas, Leandro Padilha atribui a longa permanência as dificuldades em criar e renovar lideranças nos clubes sociais, uma realidade que se repete em todo o país diante das mudanças no comportamento social. Ainda assim, o dirigente ressalta o orgulho de manter viva uma instituição centenária, que segue reunindo mais de 500 associados ativos, um número expressivo no cenário atual.


Parceira da comunidade


O presidente também lembrou do papel da Ginástica durante a pandemia da Covid-19, quando a sede foi cedida ao poder público para a instalação de um centro de vacinação.

“Mesmo de portas fechadas, a Sociedade esteve presente em um dos momentos mais tristes da nossa história, cumprindo sua missão de servir à comunidade”, destacou.

Olhar para o futuro


A celebração dos 140 anos também é um momento de projeção e reflexão para os próximos capítulos da história da Ginástica. Leandro Padilha revelou que seu maior sonho é modernizar a sede social, adequando-a às necessidades atuais e garantindo um legado ainda mais sólido para as futuras gerações.

“Queremos deixar para os que virão uma estrutura moderna, viva e ativa, mas sem perder de vista nossas tradições e valores”, afirmou o presidente.

Um patrimônio de São Leopoldo


Com 140 anos de vida, a Sociedade Ginástica não é apenas um clube, é um patrimônio cultural e social de São Leopoldo e do estado, que atravessou gerações e segue sendo referência em esporte, cultura e convivência. Em um tempo de grandes mudanças sociais, a sua longevidade é motivo de orgulho e celebração para toda a comunidade.


Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Por Bado Jacoby

Comentários


banners-agosto-turismo-1230x1020
Jornal Start 1
PLEBISCITO-PARA-PORTAL-START
Banner_1230pxX1020px_CDL
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page