top of page

Solidariedade marca mais um dia de doação de sangue em São Leopoldo

Foto: Jornalista Romeu Finato
Foto: Jornalista Romeu Finato

O posto de coleta de sangue de São Leopoldo registrou mais um dia de solidariedade nesta quinta-feira (08), no térreo do Centro Médico Capilé. Ao todo, 29 pessoas realizaram doações, todas com agendamento prévio pelo Zap da Saúde. Apesar da boa adesão, 14 ausências foram registradas, o que poderia ter ampliado o número de atendimentos.


Entre os doadores estava Mônica Nunes, 39 anos, moradora do bairro Jardim América, que herdou do pai o hábito de doar sangue. Antes, ela precisava se deslocar até Novo Hamburgo, no Hospital Regina. “Aqui ficou prático. Antes eu dependia de carona, enfrentava trânsito e dificuldade para estacionar. Esse posto foi a melhor coisa”, relatou.


A enfermeira Bruna de Melo, responsável pelo ponto de coleta, destacou a importância da confirmação de presença. “As agendas de janeiro estão preenchidas e a procura é grande, mas pedimos que os inscritos respondam ao chamado para liberar vagas em caso de desistência”, explicou.


O próximo atendimento em São Leopoldo está marcado para 23 de janeiro. As inscrições seguem abertas pelo Zap da Saúde (51) 9 9557-8541, com lista de espera ativa. O posto, inaugurado no final de 2025, funciona de forma quinzenal, com o processamento do sangue realizado no Hemocentro de Porto Alegre.


A secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves, reforçou o engajamento da população. “A adesão comprova a demanda da cidade em ajudar. É fundamental manter essa mobilização para que o posto funcione a pleno ao longo do ano”, afirmou.


FONTE: SCOM/PMSL

WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page