São Leopoldo avança no Índice de Transparência e Governança Pública 2025
- Start Comunicação

- 7 de out.
- 1 min de leitura

São Leopoldo subiu para o nível “regular” no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025, passando do nível “ruim” e alcançando a 13ª posição entre 55 municípios do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) no Espaço Sicredi Pioneira, durante evento promovido pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Observatório Social do Brasil – São Leopoldo.
No novo módulo de Adaptação Climática, voltado para cidades mais atingidas por enchentes, São Leopoldo ficou em 3º lugar, com avaliação “ruim”, atrás de Porto Alegre e Eldorado do Sul. A diretora da Ouvidoria-geral, Aline Sosa de Melo, destacou que a Prefeitura tem investido em melhorias no site, na legislação e na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para qualificar a transparência municipal.
O evento contou ainda com mesa de debates sobre transparência, participação social e adaptação climática, reunindo representantes do Tribunal de Contas, do Movimento de Atingidos por Barragens, da Transparência Internacional e do Observatório Social. A gerente da Transparência Internacional – Brasil, Nicole Verillo, ressaltou os desafios em obras públicas e arcabouço legal como principais obstáculos para avanços na transparência.
O Observatório Social do Brasil – São Leopoldo atua na aproximação entre comunidade e poder público, monitorando contas públicas e promovendo a participação cidadã. O ITGP 2025 avaliou 55 prefeituras gaúchas e faz parte de um índice nacional que abrange mais de 300 municípios em 11 estados brasileiros.
Redação www.startcomunicacaosl.com.br
| Por Miguel Thurler


































Comentários