São Leopoldo conquista R$ 69,3 milhões de verbas federais para obra estratégica contra enchentes
- Start Comunicação

- há 3 horas
- 2 min de leitura

O município de São Leopoldo, foi incluída no pacote federal de reconstrução e prevenção a desastres com um investimento de R$ 69,3 milhões destinado à construção da nova casa de bombas e intervenções de drenagem e bacias na região do Pólder V. A solenidade de anúncio ocorreu em Brasília nesta quarta-feira (26/11) e contou com a presença do prefeito Heliomar Franco e da diretora-geral da SEMAE – Serviço Municipal de Água e Esgotos, Cacau Magnani, no Palácio do Planalto.
Os recursos são provenientes do fundo federal FIRECE – Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul, criado em dezembro de 2024 em resposta às enchentes que afetaram o estado. O montante permitirá a construção da Casa de Bombas nº 07 na saída da vala da Bacia Steigleder, além de obras complementares no sistema de valas, ampliação da vazão e construção de bacias de amortecimento temporário para reduzir o risco de alagamentos.
A nova infraestrutura atenderá diretamente o bairro Santos Dumont e impactará positivamente os bairros vizinhos dos municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo — como Rio dos Sinos, Campina e parte baixa da Scharlau — ao aliviar a sobrecarga do sistema atual de escoamento de águas pluviais.
De acordo com a diretora-geral da Semae, a escolha por módulos pré-moldados de concreto para canalização das valas permite que as obras ganhem em rapidez e durabilidade. Já o prefeito enfatizou que a iniciativa reforça os mecanismos municipais de defesa civil e saneamento para eventos climáticos extremos.
A previsão é que as licitações para a primeira fase sejam lançadas em dezembro de 2025, com início das obras programado para março de 2026. Com essa ação, São Leopoldo dá um passo decisivo na construção de uma cidade mais resiliente e preparada para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e dos eventos de chuva intensa.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br































Comentários