São Leopoldo: Conselho Municipal de Saúde orienta pela volta da liberação diária de exames de sangue
- Start Comunicação

- há 3 horas
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: o Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada na última quarta-feira(19), decidiu por meio de uma resolução, que a liberação de exames de sangue nas UBSs deverá voltar a ser diária. A medida ocorre após uma série de problemas gerados pelo modelo quinzenal, que segundo CMS, está provocando filas de madrugada, denúncias de venda de senhas e casos de usuários que passaram meses sem conseguir liberar seus exames.
Segundo o Conselho, o sistema atual ampliou desigualdades e prejudicou especialmente idosos, pessoas com dificuldade de mobilidade e famílias em vulnerabilidade social, que precisam retornar várias vezes às unidades. O acúmulo de pacientes em dias específicos também aumentou o tensionamento nas UBSs, resultando em sobrecarga e agressões verbais a profissionais de saúde.
Dados enviados pela Secretaria de Saúde indicam uma demanda mensal de cerca de 58 mil solicitações de exames, frente a uma média de 47 mil liberações, criando um déficit mensal de aproximadamente 11 mil exames. O Conselho avalia que a rotina diária é mais eficiente, já que as 26 UBSs realizam, em média, quatro liberações por dia cada, número bem mais administrável do que o volume concentrado a cada quinzena.
A resolução orienta que as unidades retomem a liberação diária após a solicitação do profissional de saúde e que a Secretaria apresente um relatório atualizado da fila para avaliar a necessidade de recursos extras.
A secretária Municipal da Saúde, Kelbe Gonçalves, em contato com a reportagem da Start, declarou, que as relações com o Conselho de Saúde tem sido extremamente propositivas e de construção e que nos próximos dias, será avaliado o contexto da resolução e juntos, buscarem as melhorias possíveis para se conseguir atender melhor a população.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Bado Jacoby































Comentários