São Leopoldo: Dia Internacional da Dança é celebrado no Teatro Municipal
- Start Comunicação

- 30 de abr.
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: nesta terça-feira (29/04), o Teatro Municipal foi palco de uma noite memorável em comemoração ao Dia Internacional da Dança. O evento reuniu escolas, companhias e grupos de dança em um espetáculo que celebrou essa arte tão significativa para a cultura e identidade local.
Promovido pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), em parceria com o SESC – São Leopoldo, o evento emocionou o público presente com uma programação rica em diversidade e talento.
Durante a noite, foi realizada uma homenagem póstuma a Vanessa Mos, a “Tia Nega”, reconhecida por sua trajetória no Ballet Sinos e no Grupo Orpheu, onde formou diversas gerações de dançarinos na cidade. Também foram homenageadas Marialva Machado e Elaine Spier Helymann, pelos longos anos de dedicação à dança em São Leopoldo.
O técnico em Cultura da Secult, Marco Fillipin, cerimonialista do evento, valorizou a qualidade das produções na cidade. “A diversidade e qualidade dos grupos que se apresentaram demonstram a riqueza da dança leopoldense e o quanto nossos artistas têm se destacado, inclusive fora do país.”
Andrea Guedes, diretora do SESC São Leopoldo, destacou a importância da união entre as instituições para fortalecer a cultura local. “Estamos muito felizes em contribuir com essa celebração que valoriza nossos artistas. A parceria com a Secult é essencial para manter viva a arte em São Leopoldo.”
Entre as apresentações que encantaram o público estiveram os grupos: Grupo Explosão, Corpus Cia de Dança, Superação Cia de Dança, Ballet Sinos, Fabiola Appel, Embalun Grupo de Dança, Grupo de Danças Orpheu, Brilhart Escola, OQUEMOVE, Ballet Davi Sgarb e Bruna Pelison Company.
A celebração reforçou o propósito do Dia Internacional da Dança — instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança da Unesco — de dar visibilidade à dança como forma de arte e incentivar sua inclusão nos diversos níveis educacionais. A data também homenageia o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727–1810), considerado o criador do balé moderno.
FONTE: SCOM/PMSL































Comentários